{"id":280,"date":"2020-02-12T10:52:05","date_gmt":"2020-02-12T13:52:05","guid":{"rendered":"http:\/\/sgon.com.br\/?p=280"},"modified":"2020-02-14T10:25:54","modified_gmt":"2020-02-14T13:25:54","slug":"blog-4-ze-vitte","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sgon.com.br\/?p=280","title":{"rendered":"POLE POSITION – Z\u00e9 Vitte"},"content":{"rendered":"
Ferrari, Red Bull e Mercedes, dentre outras, apresentaram seus novos carros. Temporada de 2020 promete ser emocionante<\/strong><\/p>\n Ol\u00e1 amigos,<\/p>\n Semana cheia para quem gosta de F1, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Hoje, sexta-feira, foi a vez da Mercedes e Alpha Tauri, ex-Toro Rosso, apresentarem o seu carro para a temporada que vai come\u00e7ar dia 15 de mar\u00e7o em Melbourne, Austr\u00e1lia. Antes disso, conhecemos os novos modelos de Red Bull, Ferrari, McLaren e Haas.<\/p>\n Pouco antes dos primeiros testes, quarta-feira, no Circuito da Catalunha, em Barcelona, Renault, Alfa Romeo, Racing Point e Williams v\u00e3o expor seus monopostos para a imprensa e o p\u00fablico.<\/p>\n Obviamente h\u00e1 grande expectativa com rela\u00e7\u00e3o ao que cada time poder\u00e1 fazer este ano. Ser\u00e1 que Ferrari ou Red Bull poder\u00e3o romper a hegemonia da Mercedes, iniciada em 2014, a primeira da tecnologia h\u00edbrida? A escuderia alem\u00e3 est\u00e1 invicta, conquistou os seis \u00faltimos t\u00edtulos de pilotos e os seis de construtores.<\/p>\n Acompanhei com grande interesse o lan\u00e7amento dos modelos de 2020. At\u00e9 que eles v\u00e3o para a pista e mostrem o que, de fato, podem produzir, se s\u00e3o r\u00e1pidos, equilibrados, resistentes, n\u00e3o podemos afirmar nada. Apenas supor. E \u00e9 o que me proponho a fazer agora.<\/p>\n Confesso ter ficado impressionado com o carro da Ferrari, o modelo SF1000. O seu nome vem do fato de a equipe celebrar, este ano, seu mil\u00e9simo GP na F1, a \u00fanica que disputou todos os campeonatos do mundial, desde 1950. Os coordenadores do projeto da Ferrari, Enrico Cardile e David Sanches, procuraram resolver o problema de falta de press\u00e3o aerodin\u00e2mica do carro de 2019.<\/p>\n Eles miniaturizaram a transmiss\u00e3o e compactaram o motor com seus perif\u00e9ricos, como os sistemas de recupera\u00e7\u00e3o de energia, para permitir que a carro\u00e7aria do SF1000 fosse a mais estreita poss\u00edvel. E conseguiram. S\u00f3 n\u00e3o sei se o carro vai trabalhar na temperatura certa e, por conta disso, ser\u00e1 confi\u00e1vel. Quando voc\u00ea compacta demais um projeto, em geral seus sistemas trabalham sob temperaturas mais elevadas.<\/p>\n Mas fiquei com a impress\u00e3o de que a Ferrari pode ter dado importante passo \u00e0 frente se o SF1000 funcionar bem. Os italianos foram ousados no seu projeto para disponibilizar a Charles Leclerc e Sebastian Vettel um carro avan\u00e7ado para enfrentar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, da Mercedes, e Max Verstappen e Alexander Albon, Red Bull.<\/p>\n O mesmo podemos dizer do novo carro da Red Bull, o modelo RB16-Honda, coordenado pelo genial Adrian Newey. \u00c9 o segundo da associa\u00e7\u00e3o com a Honda. Em 2019, temporada de estreia, Max venceu tr\u00eas GPs. Faz sentido acreditarmos na melhora do chassi da Red Bull, em fun\u00e7\u00e3o da maior integra\u00e7\u00e3o com o motor japon\u00eas, e na evolu\u00e7\u00e3o da pr\u00f3pria Honda. Assim, eu apostaria que Max vai ganhar mais GPs dos tr\u00eas de 2019. Quem sabe at\u00e9 amea\u00e7ar Hamilton, lutar pelo t\u00edtulo, o que seria extraordin\u00e1rio.<\/p>\n Escrevi esta coluna ontem, quinta-feira, assim n\u00e3o acompanhei a apresenta\u00e7\u00e3o do novo carro da Mercedes, nesta sexta-feira, em Silverstone, Inglaterra. Mas o time alem\u00e3o nos permitiu ver seu carro na semana passada, quando anunciou um novo patrocinador.<\/p>\n Deu para ver que o grupo do diretor t\u00e9cnico, James Allison, como de h\u00e1bito n\u00e3o partiu para nada revolucion\u00e1rio, mas o conjunto de suas solu\u00e7\u00f5es gerou um monoposto veloz, constante e confi\u00e1vel. N\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa que a escuderia \u00e9 hexacampe\u00e3 mundial.<\/p>\n De novo, n\u00e3o tenho, felizmente, bola de cristal, mas se pudesse apostar colocaria muitas das minhas fichas na efici\u00eancia do modelo W11 da Mercedes. Toto Wolff, diretor geral, foi capaz de criar e manter uma estrutura vencedora. Alguns de seus principais engenheiros foram substitu\u00eddos e o regulamento mudou bastante nos \u00faltimos seis anos. Mesmo assim a Mercedes seguiu conquistando tudo.<\/p>\n Aposto alto que o modelo W11 manter\u00e1 Hamilton e Bottas dentre os protagonistas da F1, apesar de eu projetar uma luta maior pelas vit\u00f3rias nas 21 corridas do ano. Isso porque, como mencionei, a manuten\u00e7\u00e3o das regras e dos pneus, este ano, dever\u00e1 naturalmente aproximar Ferrari e Red Bull da Mercedes.<\/p>\n A partir da\u00ed, os modelos dos times da F1 B, as demais fora as tr\u00eas melhores, devem protagonizar uma luta dur\u00edssima para terminar a temporada na quarta coloca\u00e7\u00e3o entre os construtores, a mais eficiente depois das tr\u00eas, por enquanto, inating\u00edveis. Abra\u00e7os, amigos.<\/p>\n (*) Z\u00e9 Vitte \u00e9 piloto, jornalista e correspondente internacional. <\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Ferrari, Red Bull e Mercedes, dentre outras, apresentaram seus novos carros. Temporada de 2020 promete ser emocionante Ol\u00e1 amigos, Semana cheia para quem gosta de F1, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Hoje, sexta-feira, foi a vez da Mercedes e Alpha Tauri, ex-Toro Rosso, apresentarem o seu carro para a temporada que vai come\u00e7ar dia 15 de mar\u00e7o […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":289,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[13,14],"tags":[],"class_list":["post-280","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-blogs-e-colunas","category-ze-vitte"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/280","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=280"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/280\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":292,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/280\/revisions\/292"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/media\/289"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=280"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=280"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=280"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}