{"id":336,"date":"2020-02-21T08:21:40","date_gmt":"2020-02-21T11:21:40","guid":{"rendered":"http:\/\/sgon.com.br\/?p=336"},"modified":"2020-02-21T08:21:40","modified_gmt":"2020-02-21T11:21:40","slug":"mercedes-ja-assusta-os-adversarios-mas-parece-que-red-bull-honda-vem-forte-tambem-este-ano-ferrari-uma-incognita","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sgon.com.br\/?p=336","title":{"rendered":"MERCEDES J\u00c1 ASSUSTA OS ADVERS\u00c1RIOS. MAS PARECE QUE RED BULL-HONDA VEM FORTE TAMB\u00c9M ESTE ANO. FERRARI? UMA INC\u00d3GNITA."},"content":{"rendered":"

Ol\u00e1 amigos,<\/p>\n

Confesso estar me sentindo feliz com a volta \u00e0s pistas dos carros de F1. Nesta sexta-feira termina no Circuito da Catalunha, em Barcelona, a primeira s\u00e9rie de tr\u00eas dias de treinos com os modelos de 2020. Na semana que vem, de quarta-feira a sexta-feira, a F1 far\u00e1 mais tr\u00eas dias de testes. Depois disso, s\u00f3 no primeiro GP do campeonato, de 13 a 15 de mar\u00e7o em Melbourne, na Austr\u00e1lia.<\/p>\n

Como voc\u00ea eu tamb\u00e9m tinha e tenho, ainda, enorme curiosidade de conhecer o est\u00e1gio de prepara\u00e7\u00e3o de cada uma das dez equipes da F1. O que deu para ver at\u00e9 agora \u00e9 algo que mais ou menos era j\u00e1 esperado, embora as coisas possam mudar r\u00e1pido na F1.<\/p>\n

Advinha quem tem demonstrado ter projeto e constru\u00eddo um carro realmente r\u00e1pido, equilibrado e confi\u00e1vel? Sei que a resposta \u00e9 dif\u00edcil. Dou uma dica: venceu os seis \u00faltimos campeonatos, de pilotos e de construtores. \u00c9 isso mesmo, a Mercedes.<\/p>\n

O modelo W11 de Lewis Hamilton e Vallteri Bottas saiu do forno com todos os predicados mencionados. Tenha a certeza de que, por exemplo, Christian Horner, diretor da Red Bull, e Mattia Binotto, da Ferrari, devem ter co\u00e7ado a cabe\u00e7a ao ver qu\u00e3o r\u00e1pido Hamilton e Bottas foram em todas as condi\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Posso imaginar a express\u00e3o dos l\u00edderes dos demais times da F1 ao verem que a Mercedes realizou com Hamilton e Bottas uma simula\u00e7\u00e3o de GP j\u00e1 no segundo dia de testes com os carros novos, com direito a pit stop e tudo.<\/p>\n

Estou convicto de que Toto Wolff, diretor geral da Mercedes, e James Allison, diretor t\u00e9cnico, ao verem que o modelo W11 nasceu r\u00e1pido e resistente, decidiram fazer a simula\u00e7\u00e3o de corrida para mostrar aos advers\u00e1rios o qu\u00e3o preparados j\u00e1 est\u00e3o mesmo tratando-se do segundo dia.<\/p>\n

Ainda que seja muito cedo para conclus\u00f5es, pois as condi\u00e7\u00f5es nos fins de semana de GP s\u00e3o distintas da dos treinos, por exemplo a temperatura \u00e9 bem mais elevada durante a temporada, n\u00e3o corremos riscos ao afirmar que Hamilton e Bottas v\u00e3o, de novo, lutar pelas vit\u00f3rias e pole positions.<\/p>\n

A d\u00favida que levaremos para as primeiras corridas do ano \u00e9 se a Red Bull e a Ferrari v\u00e3o se aproximar da Mercedes, serem concorrentes mais bem preparadas do que foram em 2019. A Mercedes ganhou 15 dos 21 GPs, a Red Bull e a Ferrari, tr\u00eas cada uma.<\/p>\n

Os testes no Circuito da Catalunha sugerem que Adrian Newey, coordenador do projeto da Red Bull, e Toyoharu Tanabe, diretor da Honda, parceira da Red Bull, projetaram e constru\u00edram um carro e um motor mais avan\u00e7ados que os de 2019. N\u00e3o vou citar os tempos registrados pelos pilotos porque eles n\u00e3o s\u00e3o fi\u00e9is \u00e0 realidade dos fatos muitas vezes.<\/p>\n

Mas se observarmos o n\u00famero de voltas completadas por Max Verstappen e seu companheiro de Red Bull, Alexander Albon, e os tempos que registravam nessas s\u00e9ries seguidas de voltas, com pneus macios, m\u00e9dios ou duros, conclu\u00edmos que a escuderia austr\u00edaca parece ter se aproximado da Mercedes. O quanto saberemos somente depois do GP de Barein, segunda etapa do calend\u00e1rio, dia 22 de mar\u00e7o.<\/p>\n

Acredito nisso: Hamilton e Bottas ter\u00e3o dificuldade um pouco maior, este ano, para vencer as oito primeiras provas do mundial, como fizeram em 2019. Os testes indicam que Max e Albon v\u00e3o dispor de um carro potencialmente capaz de, em algumas pistas, lutarem com a dupla da Mercedes.<\/p>\n

E a Ferrari, hein? Voc\u00ea se lembra de no ano passado Sebastian Vettel e Charles Leclerc afirmarem, cada vez que sa\u00edam do cockpit do modelo SF90, que o carro era realmente competitivo, os faria lutar pelos melhores resultados?<\/p>\n

Os tifosi, torcedores da Ferrari, ficaram loucos. Mas a\u00ed ent\u00e3o o campeonato come\u00e7ou e o que vimos foi a Ferrari expor uma s\u00e9rie de dificuldades, em especial nas curvas de baixa velocidade, por n\u00e3o gerar press\u00e3o aerodin\u00e2mica suficiente.<\/p>\n

O modelo deste ano, SF1000, \u00e9 ainda uma inc\u00f3gnita. Isso porque a estrat\u00e9gia adotada por Binotto \u00e9 oposta a de 2019. Nada de expor otimismo, nada de colocar os pneus mais macios existentes e registrar os melhores tempos. O objetivo \u00e9 esconder, ao m\u00e1ximo, o verdadeiro potencial do SF1000. Ser\u00e1 at\u00e9 bom que os advers\u00e1rios subestimem a Ferrari, pensa Binotto.<\/p>\n

Assim, quando for a hora da verdade, no Circuito Albert Park, em Melbourne, daqui a menos de um m\u00eas, a Ferrari mostra sua verdadeira cara. N\u00e3o sabemos, at\u00e9 agora, qual o real potencial do modelo SF1000 de Vettel e Leclerc. Acredito que seja maior do que vimos. Mas qu\u00e3o mais eficiente penso que nem eles ainda sabem.<\/p>\n

Por fim, isso eu escrevo com mais confian\u00e7a: a luta pelo quarto lugar entre os construtores dever\u00e1 ser intensa, reunir Racing Point, McLaren e Renault. Dependendo da pista, a Alpha Tauri, ex-Toro Rosso, tamb\u00e9m. Quando nos falarmos na semana que vem vamos dispor de bem mais elementos para entender a ordem de for\u00e7as da F1 no in\u00edcio do campeonato. Abra\u00e7os.<\/p>\n

(*) Z\u00e9 Vitte \u00e9 piloto, jornalista e correspondente internacional. <\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Ol\u00e1 amigos, Confesso estar me sentindo feliz com a volta \u00e0s pistas dos carros de F1. Nesta sexta-feira termina no Circuito da Catalunha, em Barcelona, a primeira s\u00e9rie de tr\u00eas dias de treinos com os modelos de 2020. Na semana que vem, de quarta-feira a sexta-feira, a F1 far\u00e1 mais tr\u00eas dias de testes. Depois […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"class_list":["post-336","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-ze-vitte"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/336","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=336"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/336\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":337,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/336\/revisions\/337"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=336"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=336"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=336"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}