{"id":411,"date":"2020-03-06T09:52:45","date_gmt":"2020-03-06T12:52:45","guid":{"rendered":"http:\/\/sgon.com.br\/?p=411"},"modified":"2020-03-06T09:52:58","modified_gmt":"2020-03-06T12:52:58","slug":"mercedes-parece-vulneravel-chance-para-a-red-bull-poder-vencer-na-australia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sgon.com.br\/?p=411","title":{"rendered":"MERCEDES PARECE VULNER\u00c1VEL. CHANCE PARA A RED BULL PODER VENCER NA AUSTR\u00c1LIA"},"content":{"rendered":"
Ol\u00e1 amigos,<\/p>\n
Quando voc\u00ea ler a minha coluna na pr\u00f3xima sexta-feira, dia 13, n\u00f3s j\u00e1 conheceremos o resultado dos dois primeiros treinos livres do GP da Austr\u00e1lia, etapa de abertura do 71\u00ba campeonato da hist\u00f3ria da F1. Mas essas sess\u00f5es livres s\u00e3o apenas indicativos do que esperar do restante do fim de semana de competi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
As equipes costumam levar para Melbourne novos componentes do conjunto aerodin\u00e2mico e, por vezes, seus carros ganham performance, surpreendendo em rela\u00e7\u00e3o ao que fizeram nos testes de Barcelona. Al\u00e9m disso, os 5.303 metros do Circuito Albert Park, com suas 16 curvas, s\u00e3o particulares. N\u00e3o \u00e9 um aut\u00f3dromo, mas uma pista improvisada, com asfalto bastante escorregadio.<\/p>\n
\u00c9 por isso que pode acontecer de um carro ir bem na Austr\u00e1lia e depois n\u00e3o confirmar a expectativa nos demais GPs do in\u00edcio da temporada. Pode ocorrer o contr\u00e1rio, um time n\u00e3o se mostrar competitivo na abertura do mundial e na sequ\u00eancia obter melhor resultados dos esperados.<\/p>\n
Voc\u00ea talvez se lembre de ler na semana passada que o melhor deste come\u00e7o de campeonato \u00e9 o fato de, pela primeira vez desde a introdu\u00e7\u00e3o da tecnologia h\u00edbrida na F1, em 2014, a Mercedes n\u00e3o se apresentar para o GP da Austr\u00e1lia como franca favorita. N\u00e3o que seu carro n\u00e3o seja r\u00e1pido, o modelo W11 \u00e9 e muito. A d\u00favida \u00e9 se Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ir\u00e3o completar as 58 voltas da corrida, dado a baixa confiabilidade demonstrada pelo novo motor em Barcelona.<\/p>\n
Pessoalmente acredito que o diretor da divis\u00e3o de motores da Mercedes, Andy Cowell, e o diretor t\u00e9cnico da escuderia, James Allison, descobriram uma forma de tornar o novo motor mais resistente. Mas, para isso, \u00e9 poss\u00edvel que a equipe pague um pre\u00e7o, ou seja, para ganhar resist\u00eancia comprometeram um pouco o desempenho. Assim, Hamilton e Bottas talvez n\u00e3o possam expor, ao menos agora, todo o potencial do avan\u00e7ado modelo W11.<\/p>\n
Se a Mercedes perder algo de sua for\u00e7a, a Red Bull-Honda poder\u00e1 se aproveitar. Nos testes de Barcelona, Max Verstappen mostrou que o modelo RB16-Honda representa um passo \u00e0 frente em rela\u00e7\u00e3o ao carro de 2019, mas\u00a0afirmou que sua performance est\u00e1 ainda, provavelmente, um pouco aqu\u00e9m da que viu da Mercedes.<\/p>\n
Como a Red Bull-Honda n\u00e3o teve uma \u00fanica quebra nos treinos, Max e seu companheiro, Alexander Albon, poder\u00e3o exigir tudo do RB-16 e, quem sabe, poder encarar a Mercedes com chances de venc\u00ea-la. Seria bom para a F1. Nada contra a escuderia alem\u00e3, por favor, mas ver outro time celebrar a vit\u00f3ria no primeiro GP do ano seria animador, poderia ser um sinal de um ano menos previs\u00edvel. A Mercedes conquistou os seis \u00faltimos t\u00edtulos de pilotos e de construtores.<\/p>\n
Sobre a Ferrari, vimos que eles t\u00eam problemas, por enquanto, com o seu SF1000. Para ganhar mais press\u00e3o aerodin\u00e2mica seus projetistas, Enrico Cardile e David Sanches, comprometeram demais a velocidade nas retas.<\/p>\n
Mas o que poucos comentam \u00e9 que essa mudan\u00e7a radical na velocidade dos italianos nas\u00a0retas, agora menor que a de seus advers\u00e1rios, muito provavelmente tem a ver com o maior controle do fluxo de gasolina por parte dos comiss\u00e1rios. Em 2019 havia a forte suspeita de a Ferrari ter driblado o regulamento. A FIA investigou o caso e o encerrou, sem trazer a p\u00fablico o que detectou.<\/p>\n
Isso fez com que sete das dez equipes emitissem, esta semana, um comunicado para informar que se a FIA n\u00e3o lhes informar o que a investiga\u00e7\u00e3o apurou v\u00e3o recorrer \u00e0 justi\u00e7a comum. A coisa ficou feia. As \u00fanicas que n\u00e3o assinaram o documento foi a Alfa Romeo e a Haas, que competem com motor e c\u00e2mbio Ferrari. Esse tema dever\u00e1 repercutir ainda nos dias do GP da Austr\u00e1lia.<\/p>\n
Por tudo isso \u00e9 que penso ser dif\u00edcil ver a Ferrari lutando pela vit\u00f3ria em Mebourne, mas claro n\u00e3o descarto. Mais uma coisa: amigos, prestemos aten\u00e7\u00e3o na corrida de Sergio Perez e Lance Stroll, da Racing Point. Eles v\u00e3o competir com o carro da Mercedes de 2019, rebatizado RP20, sabidamente veloz e confi\u00e1vel, caracter\u00edsticas perfeitas para uma abertura de campeonato. N\u00e3o deveremos nos surpreender se Perez e Stroll forem muito bem na Austr\u00e1lia.<\/p>\n
Nos falamos, agora, depois dos primeiros treinos livres. Abra\u00e7os.<\/p>\n
(*) Z\u00e9 Vitte \u00e9 piloto, jornalista e correspondente internacional. <\/em><\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Ol\u00e1 amigos, Quando voc\u00ea ler a minha coluna na pr\u00f3xima sexta-feira, dia 13, n\u00f3s j\u00e1 conheceremos o resultado dos dois primeiros treinos livres do GP da Austr\u00e1lia, etapa de abertura do 71\u00ba campeonato da hist\u00f3ria da F1. Mas essas sess\u00f5es livres s\u00e3o apenas indicativos do que esperar do restante do fim de semana de competi\u00e7\u00e3o. […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"class_list":["post-411","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-ze-vitte"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/411","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=411"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/411\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":412,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/411\/revisions\/412"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=411"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=411"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sgon.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=411"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}