
A reportagem esteve na manhã desta quinta-feira (19) na confecção do tradicional Tapete de Corpus Christi, em Santa Gertrudes. Desde às 5 horas da manhã, fiéis da igreja católica trabalham voluntariamente no feriado para desenhar o adorno na extensão de toda quadra da Matriz de São Joaquim e Santa Gertrudes.
São pouco mais de 400 metros de tapete, que começou a ser desenhado com diferentes tipos de materiais na porta da igreja e fizeram a volta da quadra. Tudo para manifestar a fé da comunidade religiosa do município e celebrar a eucarístia.
Foram 19 pastorais e grupos que se dividiram em quadrantes para que o desenho fique pronto a tempo para a procissão de Corpus Christi, que deve acontecer logo depois da missa das 15 horas.




E entrevista ao SGon, a secretaria da Matriz, Luciana Lahr, conta que a tradição dos tapetes em Santa Gertrudes é antiga e que recorda do ato desde sua infância. “A tradição é antiga. Antigamente o tapete era confecionado da igrejinha de São Joaquim até a Matriz”, disse a funcionária paroquial que atua na área há mais de 30 anos.
Segundo Lahr, a confecção do tapete de Corpus Christi foi interrompida durante um tempo e foi retomada no ano de 2000, na gestão do então pároco Padre Paulo. Desde então a manifestação cultural e religiosa se manteve ao longo das gestões paroquias do Padre Inácio, Padre Eugênio e agora, do Padre Paulo, atual pároco da Paróquia São Joaquim e Santa Gertrudes. “Retornou com o padre João e nunca mais parou”, relata.

E lá se vão 25 anos nos quais a comunidade acorda mais cedo no dia do feriado de Corpus Christi para a atividade que é uma atração na sociedade santa-gertrudense.
Confeccionaram o tapetede Corpus Christi neste ano as seguintes pastorais e grupos: Pastoral do Batismo, Pastoral da Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Terço dos Homens, Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Liturgia, Legião de Maria, Pastoral da Crisma, Renovação Carismática Católica, Noivos, Círculos Bíblicos, Pastoral do Dizimo, Terço das Mulheres, Grupo de Apoio aos Dependentes Químicos e Familiares, Conferência dos Vicentinos, Apostolado da Oração, Acólitos e Coroinha e a Pastoral de Rua.
LEI
O Corpus Christi não é feriado em todos os lugares do Brasil. Cada município tem liberdade de instituir a data como feriado. Em Santa Gertrudes o feriado foi instituído na primeira legislatura do município, pela lei n° 5 de 12 de agosto de 1949. Quem assinou a legislação foi o então primeiro presidente da Casa de leis, Guerino Codo, que dá nome ao prédio do Poder Legislativo da cidade.