
Atendendo convite, vereadores visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), na quarta-feira (2). A entidade privada, sediada há 25 anos em Santa Gertrudes, reúne empresas do setor cerâmico brasileiro, com objetivo de desenvolver e implantar normas técnicas e certificar a qualidade dos produtos cerâmicos e dos sistemas de gestão (ISO 9000 e ISO 14000), atuado, também, como uma entidade tecnológica do setor da construção civil.
O presidente da Câmara, Willian Bento (PL), acompanhado pelos vereadores Luiz Aparecido Basso (PL) – vice-presidente, Sivaldo da Água (PP) – primeiro-secretário, Washington dos Vasos (PSDB) – segundo-secretário, Clayton do Espetinho (Republicanos), Pastor Silvanio Ceará (PP), e Marcos do Gás (PL), foram recepcionados por Ana Paula Margarido – superintendente, e Marcelo Dias Caridade – gerente de Laboratório de Materiais Cerâmicos do Centro Cerâmico.
O grupo conheceu as instalações do CCB, como os laboratórios onde são realizadas as inspeções de qualidade nos produtos a serem certificados. Em seu laboratório, acreditado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 17025, os técnicos do Centro Cerâmico realizam ensaios laboratoriais em diversos materiais da construção civil, testes de desempenho habitacional, matérias-primas e particulados atmosféricos. Conta também com áreas dedicadas à Educação, Sustentabilidade e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Como Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC), acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a entidade atua ativamente junto aos fabricantes de cerâmica para revestimento, telhas e blocos cerâmicos, e telhas de concreto.
A sede própria, inaugurada em 2015, possui área construída de 1490 m², e conta com laboratório de ensaios de placas cerâmicas para revestimento; de desempenho de edificações em pisos, paredes e coberturas; laboratório de telhas e blocos cerâmicos; laboratório de telhas e blocos de concreto; e de argamassas colantes e de rejuntamento.
Na sede do CCB também está instalado um Centro de Inovação Tecnológica em Cerâmica, o Citec/CCB do qual faz parte o LabCCB, que dispõe da infraestrutura laboratorial acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, para realização de ensaios para certificação e de controle de qualidade de produto e processo, atuando na pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos, principalmente na interface universidade – empresa e realizando serviços de assessoria técnica/tecnológica, de treinamento de recursos humanos e de assistência técnica junto às indústrias cerâmicas, escritórios de engenharia e arquitetura, construtoras e revendas de materiais de construção. Conta também, com um Núcleo de Inovação em Produtos e Design.
O CCB conta com mais de 60 colaboradores, composta por pós-doutores, doutores, mestres, especialistas e técnicos, que trabalham para o crescimento e fortalecimento do setor cerâmico brasileiro.
Na visita, os vereadores tiveram a companhia do secretário municipal de Meio Ambiente – Aldo Colabone, e de Luís Fernando Quilici – diretor de Relações Institucionais da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer). O CBB está instalado na Rua Roque Cecagno, 50, Jardim D’Itália, Santa Gertrudes.