Radio Cidade FM 107,9

Edição especial comemora os 77 anos de Santa Gertrudes

Edição especial celebra o aniversário de 77 anos de emancipação político-administrativa de Santa Gertrudes
Edição especial celebra o aniversário de 77 anos de emancipação político-administrativa de Santa Gertrudes

Já está nas ruas a edição especial impressa de aniversário de 77 anos de emancipação político-administrativa de Santa Gertrudes. A publicação marca a reestruturação do sistema Santa Gertrudes Comunicação Integrada (SGCI), que teve início com o lançamento do portal SGon em maio.

São 32 páginas que mostram os acontecimentos da cidade, novos investimentos, dados sobre o trabalhador santa-gertrudense, histórias de sucesso, solidariedade, resgate da memória histórica, além de eventos esportivos da cidade. O jornal apresenta ainda as melhores empresas e produtos do município estampadas em suas páginas. Uma publicação para celebrar o desenvolvimento da cidade e sinalizar para a promessa de novos tempos.

Com uma área territorial de 98.291 quilômetros quadrados e 23.611 habitantes, Santa Gertrudes comemora o aniversário de 77 anos neste sábado (16). E a programação de comemoração é vasta. E digna da comunidade local.

Vale recordar que a origem da cidade remonta à semaria Morro Azul, com a gleba de terra denominada Laranja Azeda adquirida em 18 de junho de 1821 pelo Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão e sua mulher, Dona Gertrudes Galvão de Oliveira Lacerda.

Com a morte de Dona Gertrudes em 1948, a gleba de terra foi herdada pelo filho do Brigadeiro, o Barão de São João do Rio Claro Amador Rodrigues de Lacerda Jordão. Foi em 1854 que o Barão formou sua fazenda de cana-de-açúcar e café e batizou a área como Santa Gertrudes em homenagem à mão falecida. Doze anos depois erguida a capela com o mesmo nome.

Em 1876 foi expandida a estrada de ferro e foi então construída uma estação com o nome de Gramado, nas imediações da fazenda. Não demorou para que tivesse início o desenvolvimento de um povoado. A capela de Santa Gertrudes foi reconstruída em 1898 e recebeu indulgências papais em 1900, por meio do papa Leão XIII.

Ainda parte de Rio Claro, teve iluminação instalada em 1908, depois de autorização da Câmara Municipal do município vizinho. Em 1916 Santa Gertrudes foi elevada à distrito de paz e em 1925, Joaquim Raphael da Rocha doou terreno à Cúria, construindo a igreja de São Joaquim, que se tornou o padroeiro.

Foi no ano de 1948 que o então distrito de Santa Gertrudes pertencente ao município de Rio Claro, foi elevado à categoria de município. A data de 16 de agosto como aniversário da cidade foi instituída somente em 1967.

Trabalho: Depressão recorrente é principal motivo de afastamentos
Prefeitura anuncia cronograma de matrícula escolar 2026
Marcha para Jesus: Silvânio Ceará apresenta projeto que já é lei
História: Flamengo de Santa é 1ª equipe a vencer Amador de RC
Edição de 22 de agosto