
A Associação Beneficente Solidária das Acácias (ABSA), braço institucional da Loja Maçônica Fraternidade de Santa Gertrudes, mantém importante trabalho social no município. A entidade é mantenedora da Guarda Mirim, Casa Lar, Banco de Aparelhos, além de figurar na presidência do Lar dos Velhinhos.
Presidida por Silvio Gachido, a ABSA tem como presidente de honra o ex-prefeito João Vitte. José Antonio Milani, o Gancho, que já foi presidente e vice da entidade, dirige o Banco de Aparelhos.
Em entrevista ao SGon, os membros da entidade, reforçaram o caráter de prestação de serviço para a comunidade da associação. “Somos uma entidade de prestação de serviço. Tudo de forma gratuita. Seja por meio do Banco de Aparelhos, onde disponibilizamos aparelhos ortopédicos em caráter temporário para pessoas com necessidades; passando pela Guarda Mirim, que oferece oportunidade do primeiro emprego, a Casa Lar e o Lar dos Velhinhos”, destacou o presidente Gachido.
A entidade é gerida de forma voluntária pelos membros desde sua fundação em 2005. Formada por associados de diversos segmentos da indústria, comércio e setor público, surge como o resultado do trabalho social desenvolvido pela loja Maçônica Fraternidade de Santa Gertrudes, que foi fundada no dia 3 de dezembro de 1998. “O foco tanto da loja, quanto da ABSA é prestar serviço gratuito à comunidade. Muitas pessoas desconhecem que a Guarda Mirim e o Banco de Aparelhos, por exemplo, são geridos de forma voluntária por nós”, explicou o diretor Milani.
João Vitte comentou sobre os números dos projetos sociais realizados. “Desde a fundação da Guarda Mirim, para se ter uma ideia, passaram pela instituição 1025 jovens, dos quais 30% foram efetivados nos cargos e tiveram a chance de ingressar no mercado de trabalho”, explica.

PRIMEIRO EMPREGO
Apoiada na Lei da Aprendizagem, a Guarda Mirim contribui para a formação de jovens que buscam oportunidades de inserção no mercado de trabalho. O projeto oferece jornadas teóricas com conteúdo sobre rotinas administrativas, atendimento ao público, orientação educacional, informática, além da parte prática, quando o aluno ingressa como jovem aprendiz em alguma empresa. “Durante todo o período como jovem aprendiz, as aulas teóricas continuam sendo aplicadas, no sentido de preparar essa juventude ao mercado de trabalho”, explicou o presidente da entidade.
Já passaram 1025 jovens aprendizes pelo projeto da Guarda Mirim, dos quais 30% foram efetivados pelas empresas depois do período de Guarda Mirim. Atualmente, a Guarda Mirim de Santa Gertrudes conta com 76 jovens aprendizes.
O próximo processo seletivo para ingresso na Guarda Mirim está previsto para o mês de outubro para jovens nascidos em 2010 e que estejam devidamente matriculados no ensino regular. Os contratos de aprendizagem são firmados entre a ABSA, o jovem e o parceiro por um período máximo de 13 meses.
BANCO DE APARELHOS EM NÚMEROS
O Banco de Aparelhos, gerido pela instituição, realizou 162 empréstimos em 2025. Já os empréstimos do ano anterior e que ainda estão em uso somam mais 105, em um total de 267 empréstimos. Desde sua criação, em 2007, o projeto já atendeu mais 4.500 pessoas. “Algumas pessoas têm necessidade de mais de um aparelho. E nós fornecemos também”, explicou Milani.
Milani explicou que as pessoas que precisam dos aparelhos ortopédicos podem entrar em contato pelo telefone (19) 3545-1399. O empréstimo é gratuito.
ACOLHIMENTO
Outro projeto mantido pela ABSA é a Casa Lar. “Trata-se de um serviço de acolhimento institucional voltado ao cuidado de crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias por medida de proteção, previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, explicou o presidente de honra João Vitte.
O acolhimento é determinado pela justiça da Infância e Juventude, depois de avaliação da rede de proteção (Conselho Tutelar, Cras, Creas e Ministério Público. De janeiro de 2017 a julho de 2025, foram atendidos pelo serviço 103 pessoas de 0 a 18 anos. O período de permanência no projeto é de sete meses aproximadamente.
Hoje a Casa Lar conta com duas residências disponíveis para atender os casos.