Radio Cidade FM 107,9

História: Flamengo de Santa é 1ª equipe a vencer Amador de RC

EC Flamengo de Santa Gertrudes venceu campeonato Amador de Rio Claro em 1954, mesmo a no do fim de suas atividades
E.C. Flamengo de Santa Gertrudes venceu campeonato Amador de Rio Claro em 1954, mesmo a no do fim de suas atividades

Criado em 29 de agosto de 1949, por conta de uma rivalidade política entre o diretor do Santa Gertrudes F.C, Archangelo Soave e Durval Nevoeiro, o E.C Flamengo de Santa Gertrudes teve o estatuto registrado em cartório em 13 de janeiro de 1950. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 daquele mesmo mês, contava em sua diretoria com Durval Nevoeiro como presidente; Joaquim Pereira como vice; Albano de Oliveira Leitão, secretário geral; Walter Maglhães Rabelo, como tesoureiro; e João Talpo, diretor de esportes.

A equipe do Flamengo de Santa Gertrudes contava como técnicos Ivo Gobbi e Flávio Ferreira. O documento registra ainda os membros da diretoria Oscar Rafael da Rocha, Oswaldo Rocha, Joaquim Simabuco, Vitor Lopes, Eugenio Secco e Guerino Codo. A informação foi extraída da coluna História do Esporte, publicada pelo jornal A Cidade e editada pelo então colunista da publicação, o pesquisador José Antonio Milani, o Gancho.

De acordo com o pesquisador, o E.C. Flamengo de Santa Gertrudes foi o primeiro time do município a conquistar o título do campeonato Amador de Rio Claro. O ano era 1954, seis anos depois da cidade ter se emancipado. Durval Nevoeiro ainda dirigia a equipe, que contava com os atletas: Dinho, Dinda, João Dadona, Orlando Giovanni, Irieu, Adamastor, Abissiça, Arquimedes, Assis, Luizinho Cattai, Jamil, João Indaia. No final do mesmo ano de 1954, a equipe encerrou suas atividades desportivas.

Bandeira da equipe E.C. Flamengo de Santa Gertrudes, criada em 1949
Bandeira da equipe E.C. Flamengo de Santa Gertrudes, criada em 1949
Fisiculturista traz três títulos para Santa Gertrudes
Funcionário de cerâmica de Santa sofre acidente grave
Livro de projeto literário escolar reúne 50 poemas de alunos
 Edição de 19 de dezembro
Sessões da Câmara terão novo horário em 2026