
Em seu primeiro mandato à frente da presidência da Câmara, o vereador Willian Bento (PL) afirmou que pretende dar mais transparência nas ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo.
O presidente quer criar uma rotina de divulgação das atividades e aproximar a população da Câmara. “Já criamos o Instagram da Câmara e estamos remodelando o site oficial do legislativo”, informou.
Criado em abril, mês que a Câmara de Santa Gertrudes completou 76 anos de fundação, o Instagram caminha a passos lentos, com apenas 104 seguidores. Mas tem seguido uma regularidade de postagens. A última publicação, segundo o presidente, é um resumo do que aconteceu no legislativo. A ideia, conforme explicou, é que o quadro seja postado semanalmente.
Já o novo site tem previsão de ser lançado no mês de agosto e, além das atividades, promete oferecer acesso ao conteúdo completo dos projetos de lei, tanto de autoria dos vereadores, quanto do prefeito.
Atualmente, o sistema de consulta da Câmara não tem alguns conteúdos, a exemplo do PL 7/2025, que trata sobre as alterações do PDV. A reportagem obteve acesso ao projeto somente dois dias depois de sua aprovação. Segundo Bento, isso deverá ser sanado com o novo site.
As medidas, segundo Bento, tem como finalidade garantir o acesso da população à Câmara. “A população vai poder ter acesso a nossa produtividade e aos projetos que tramitam no legislativo”, garante.
CASA ABERTA
O presidente retomou as visitas escolares ao Legislativo e alunos dos 9º anos e do EJA do município estiveram no prédio para conhecer o funcionamento da casa. “Eles conheceram o papel do legislativo e dos vereadores. Tudo para estreitar o contato com a comunidade”, esclareceu.
A Câmara também sediou encontro do Tribunal de Contas, onde recebeu representantes de 18 cidades da região. “Foi um desafio grande, mas que conseguimos realizar”, comemora.
DEVOLUÇÃO DE RECURSOS
Com um orçamento de R$ 6.240 milhões para o exercício de 2025, Bento já devolveu R$ 213 mil aos cofres públicos. A devolução faz parte das novas diretrizes apontadas pelo Tribunal de Contas, que orienta que os recursos sejam reintegrados aos cofres municipais a cada dois meses.
“Eles entendem que devolver os recursos somente no final do ano é falta de administração. Por isso orientam a devolução a cada dois meses”, explica.
Nova devolução de aproximadamente o mesmo valor deve acontecer nos próximos dias.
As sessões da Câmara acontecem sempre nas três primeiras segundas-feiras do mês, sempre às 19 horas. O horário de funcionamento do Poder Legislativo é das 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira. “Estamos abertos para toda população”, finaliza.