
Nesta terça-feira (24) aconteceu em Santa Gertrudes a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A atividade foi realizada na Câmara Municipal e teve como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
Durante a abertura, o prefeito Gino (PL) destacou a importância de espaços como a conferência para ouvir diretamente a população e garantir políticas públicas mais justas e humanas. A secretária de Promoção Social, Raquel Anastácio Souza, reforçou que a conferência representa um verdadeiro instrumento de participação democrática e controle social.
No decorrer da manhã, foram formuladas propostas municipais, que serão encaminhadas para discussão na etapa estadual. Também foram eleitos os delegados que representarão Santa Gertrudes na Conferência Estadual da Pessoa Idosa. Da sociedade civil foram eleitas Maria do Carmo Gervásio Talani e Sueli Aparecida Jardini. Já pelo governo foram escolhidas Valeria Maria Zanelo e Silvana de Souza Moreira
Cerca de 100 pessoas participaram do evento entre representantes do poder público, conselhos, instituições sociais, sociedade civil, clubes de idosos, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, além de profissionais da rede socioassistencial. O encontro proporcionou momentos de escuta, reflexão e elaboração de propostas para fortalecer os direitos da pessoa idosa no município.
O ponto alto do evento foi a palestra de Ana Maria Sampaio, que abordou os eixos centrais da conferência e destacou a urgência da implementação de políticas públicas mais efetivas para o envelhecimento digno, com foco na equidade, combate à violência e acesso aos direitos.

Além das falas institucionais, a conferência promoveu ambiente lúdico, acolhedor e participativo, permitindo que fossem compartilhadas experiências, vivências e os principais desafios enfrentados pelos idosos – desde o acesso a serviços até questões como discriminação e violência.
Estiveram presentes: Lázara Bastelli, presidente do Clube do Vovô, acompanhada de membros do grupo; Maria Kaizer, presidente do Grupo União, com seus integrantes; diretoria e membros do Clube de Mães; idosos do Lar dos Velhinhos; conselheiros do Conselho Municipal do Idoso (CMI); e representantes da sociedade civil.
A conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio da Prefeitura Municipal e alinhada às diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.