
A recente onda de furtos em Santa Gertrudes ocorridos entre os dias 10 e 16 de junho, deixou a população em alerta. Foram ao menos quatro ações criminosas contra estabelecimentos comerciais no período, todos solucionados, segundo a autoridade policial.
Em entrevista ao portal SGon, O 1º sargento PM Gilmarcio Pires da Silva, responsável pelo comando do Pelotão de Santa Gertrudes, reforçou que os furtos foram esclarecidos. “Cabe ressaltar que esses furtos que ocorreram entre os dias 10 e 16 foram esclarecidos e tivemos a prisão de três indivíduos, sendo dois de Rio Claro e um morador de Santa Gertrudes”, reforça.
Em análise à prática criminosa, o comandante ponderou que o furto se trata de um crime de oportunidade. “Ou seja, o indivíduo quando resolve atuar nesta prática analisa todo o seu contexto ao redor”, observa.
Deste modo, o policial orienta a população santa-gertrudense para que relate qualquer atividade suspeita. “É essencial que ao avistar pessoas e atitudes suspeitas ao redor de comércios e residências que acionem de imediato o 190 para que a viatura policial possa realizar o patrulhamento no local, localizar o individuo e realizar a abordagem”, completa.
Mesmo com as ações criminosas registradas em junho, levantamento realizado pelo portal SGon apontou que o primeiro quadrimestre deste ano teve redução de 31.58% no número de furtos na cidade, comparado com o ano anterior. O sargento atribuiu essa redução do crime a intensificação do trabalho da Polícia Militar nas ruas. “A principal ação da Policia Militar no sentido de coibir furtos é através de ações de presença e intensificação de abordagens tanto a veículos quanto a indivíduos a pé”, esclareceu.
De acordo com o sargento, no primeiro quadrimestre, foram abordadas pela polícia 6778 pessoas e 3277 veículos. “[As abordagens] resultaram na prisão em flagrante de procurados pela justiça, apreensão de armas de fogo e recuperação de veículos furtados”, comentou.
O aumento do efetivo também foi um dos pontos observados pelo comandante do pelotão para redução desta modalidade de crime. Conforme ele explicou, o número de policiais na rua aumentou durante o turno operacional com a implantação da Atividade delegada, convênio firmado entre a atual administração e a Polícia Militar. “[Na Atividade Delegada] os policiais em seus horários de folga, atuam no reforço do policiamento”, completa.
Pires destacou ainda a parceria entre Aspacer, Prefeitura e Polícia Militar, na qual foram adquiridas três motocicletas que já estão em uso no reforço do patrulhamento municipal “Adquirimos três motocicletas que estão atuando e reforçando de forma significativa o policiamento no município”, finaliza.