Radio Cidade FM 107,9

Moção: Câmara apoia fim do aborto em casos de estupro infantil

Na última sessão, vereadores aprovaram Moção de Apoio ao Projeto de Decreto Legislativo federal (PDL 3/2025) que pretende sustar os efeitos da resolução que trata sobre o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e considera o aborto legal em casos de estupro. A moção apoia ainda o PL 1904/2024, que equipara o aborto ao homicídio.

A iniciativa foi apresentada pelos vereadores da bancada católica do poder legislativo santa-gertrudense: Luiz Basso, Cassapinha e Marcos do Gás, todos do PL.

O PDL 3/2025 tramita na Câmara federal e seu último despacho foi no dia 11 de fevereiro quando foi encaminhado para as comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposição está sujeita a apreciação da Casa.

Na prática o projeto susta a Resolução nº 258 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que dispõe sobre o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e garante seus direitos, notadamente os observados no artigo 128 do código penal.

Já o PL 1904/2024 está parado na Câmara federal desde o dia 14 agosto do ano passado e tipifica como homicídio os casos de aborto acima de 22 semanas de gestação. O texto reforça que mesmo em casos de estupro com viabilidade fetal deverão ser punidos a gestante e o médico.

Fisiculturista traz três títulos para Santa Gertrudes
Funcionário de cerâmica de Santa sofre acidente grave
Livro de projeto literário escolar reúne 50 poemas de alunos
 Edição de 19 de dezembro
Sessões da Câmara terão novo horário em 2026