Radio Cidade FM 107,9

Fóruns: Classe artística dá passo para construir Plano de Cultura

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Marlon Roberto Meyer, o Piu, reforça a importância da participação da comunidade artística para levantamento de propostas para a construção do Plano de Cultura
O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Marlon Roberto Meyer, o Piu, reforça a importância da participação da comunidade artística para levantamento de propostas para a construção do Plano de Cultura

Na próxima semana acontecem os fóruns de Cultura de Santa Gertrudes para definir propostas culturais para elaboração do Plano Municipal de Cultura. Na terça-feira (14), às 19 horas, será realizado o Fórum de Música e Artes Visuais. Já na quarta-feira (15), também às 19 horas, acontece o Fórum de Artes Cênicas e Literatura. Os dois encontros ocorrem no Let’s Go Aternative Bar, localizado na Rua 2, 334, no Centro. Os encontros são abertos para todos os interessados.

Ao SGon, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Marlon Roberto Meyer, o Piu, disse que para participar basta escolher um dos dias e aparecer. “Não precisa avisar. É só chegar, dar o nome e participar dos debates”, convidou.

Ele explica que os fóruns são as oportunidades para os artistas sugerirem ideias para o futuro da cultura do município. As propostas elencadas nos fóruns servirão como base para a elaboração do Plano de Cultura, instrumento legal de planejamento cultural que tem duração de 10 anos e estabelece metas e estratégias para a política cultural da cidade.

“A importância da participação dos artistas é de garantir um futuro com atividades culturais no município. Temos muitas ideias para o setor. A voz dos artistas é que faz tudo acontecer, precisamos da participação de todos”, comenta.

De acordo com Meyer, não há um número definido de fóruns. Estes dois primeiros é que darão o início das discussões. “Não temos um número exato de fóruns. Queremos ouvir e discutir juntos o futuro da cultura de nossa cidade. Nós do Conselho temos algumas ideias de propostas a serem ponto de partida para as discussões no fórum, mas precisamos ouvir os artistas e a sociedade para juntos trabalhar esse plano”, esclarece.

A meta, segundo ele, é que até o fim do primeiro semestre de 2026 o Plano de Cultura já tenha sido concluído para poder ser apresentado e apreciado pela Câmara Municipal.

ESPAÇO ABERTO

Meyer afirma que o Conselho Municipal de Políticas Culturais é um braço da secretaria de Cultura e conhece a importância de estar alinhado ao poder público. Mas reforça que seu papel também é a defesa dos interesses da classe artística. “Devemos defender o nosso setor, os nossos artistas. É por eles que trabalhamos no Conselho”, diz.

Ele espera que os fóruns aproximem ainda mais os artistas do Conselho, uma vez que as propostas servirão como base para a elaboração do Plano de Cultura. “Precisamos fomentar mais as mesas de debates. Nós do conselho temos esse objetivo que é subir [enviar para a Câmara dos vereadores] esse Plano de Cultura, fazer ele ser aprovado e garantir um futuro para os nossos artistas e consequentemente levar cultura para o povo da nossa cidade”, reforça.

O presidente destaca também que as portas do Conselho Municipal de Políticas Culturais estão abertas e convida artistas e comunidade a acompanharem as atividades pelas redes sociais [acesse aqui]. E finaliza: “Venham para os fóruns, tragam suas ideias. Será de grande importância a participação de vocês.Acredito que a cultura se faz com a participação de todos”.

CONSELHO DE POLÍTICAS CULTURAIS

A composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santa Gertrudes foi eleita durante a 5ª Conferência de Cultura que ocorreu no dia 7 de maio deste ano. Os representantes da sociedade civil por linguagem artística são:

  • Artes Cênicas
    Titular: Wagner Antônio Bocato
    Suplente: Miriã Fernanda Oliveira da Silva
  • Música
    Titular: Marlon Roberto Meyer
    Suplente: Jhonatan William de Souza da Silva
  • Literatura
    Titular: Letícia Maria Tonon
    Suplente: Suzanni H. Ciamarro Trost Meyer
  • Artes Visuais
    Titular: Victor Andrade Sant’Anna
    Suplente: Daniele I. Rodrigues de Oliveira

Fisiculturista traz três títulos para Santa Gertrudes
Funcionário de cerâmica de Santa sofre acidente grave
Livro de projeto literário escolar reúne 50 poemas de alunos
 Edição de 19 de dezembro
Sessões da Câmara terão novo horário em 2026