
Nesta quarta-feira (5), às 19h30, acontece no Auditório Municipal Leandro Filier Netto, o lançamento do livro Verde Suspiro, do autor santa-gertrudense Wagner Tonin. Esta é a terceira obra do escritor, que tem no currículo as obras Vermelho Poeira (2018) e Pandemônio (2021). Todos publicados pela Editora Urutau.
Em entrevista ao SGon, Tonin disse que o livro de poesias Verde Suspiro é “um último suspiro de um verde a cada dia mais escasso, em dias de emergências climáticas, onde o descaso e a pouca importância dada ao meio ambiente por muitos, se alia aos que tentam ir passando a boiada”.
Segundo Tonin, o foco da publicação é a relação do ser humano e o meio onde vive. “Os poemas e fotos caminham em um contraponto entre destruição, desrespeito. Vem daí o nome, Verde Suspiro, um lamento, um gemer de dor, soprar, murmurar, desejar, na difícil busca de alinhar um conflito que por vezes se cria e persiste entre economia e meio ambiente. O que faz com que nossa sociedade definhe, alargando os problemas de cada cidade. Nesta difícil tarefa, eis que surge a arte como instrumento de conscientização tentando furar esta bolha que por vezes se torna inatingível”, explica.
De acordo com ele, este livro completa o discurso de suas duas obras anteriores. “[O livro] Vermelho Poeira é uma denúncia. [O livro] Pandemônio, um grito de dor. Já Verde Suspiro é um alerta, um clamor”, argumenta.

A obra conta ainda com fotos e curadoria de Letícia Tonon e prefácio do escritor santa-gertrudense Patrick Tulher. O livro está à venda no site da Editora Urutau pelo preço de capa de R$ 52.
Seu primeiro trabalho literário – Vermelho Poeira – recebeu crítica positiva do pares, à exemplo do que disse o também escritor Jaime Leitão: “Não é poesia contemplativa, é poesia corrosiva, porque extrai do chão mais profundo a sua indignação”..
Verde Suspiro é um projeto do Edital de Chamamento Público nº 2/2024, fomento à execução de Ações Culturais, PNAB 2024 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Publicação de Livro. Foi realizado pelo Vermelho Poeira, Ateliê Pé Vermelho, Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com apoio da secretaria de Cultura, Turismo e Lazer e prefeitura de Santa Gertrudes.
FILME E MUSEU
O lançamento da obra de Tonin, contará ainda com outros dois lançamentos: o curta-metragem Ao Alcance dos Olhos, dirigido pelo artista ao lado de Letícia Tonon e que conta com a participação de Gancho Milani e Denise Filier Milani, e o Museu Falante Virtual.







