Radio Cidade FM 107,9

Em Santa, Marias representam 5% da população e Josés 2.8%

Maria e José são os nomes mais comuns em Santa Gertrudes, aponta IBGE
Maria e José são os nomes mais comuns em Santa Gertrudes, aponta IBGE

Maria é o nome mais comum em Santa Gertrudes entre as mulheres e José entre os homens. É o que aponta o levantamento Nomes do Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo 2022. De acordo com estudo, as Marias representam 5% da população feminina, enquanto os Josés 2.8%.

A hegemonia dos nomes Maria e José segue a tendência nacional, que registra 12.284.478 Marias e 5.164.752 Josés no país. Vale dizer que ambos os nomes já estavam no topo do ranking no estudo Nomes do Brasil baseada no Censo 2010.

No ranking, o nome Ana está em terceiro lugar, com 470 pessoas. Em quarto lugar, outras 408 pessoas atendem pelo nome de João, e Luiz foi registrado pela pesquisa 237 vezes.

Com uma população de 23.192 habitantes, o município registra 414 nomes diferentes. Deste total, os que se repetem somente em 10 pessoas cada são: Zilda, Willian, Wanderson, Valdemar, Stefany, Rosalina, Roberta, Odair, Maycon, Mayara, Kaique, Isac, Isabeli, Irene, Henry, Helio, Erika, Edmilson, Edivaldo, Divino, Diana, Bryan, Alzira, Allisson e Ailton.

SOBRENOME

Já o sobrenome mais popular em Santa Gertrudes é Silva, com 4.093 registros, representando 17.34% da população. Santos aparece na sequência, mas bem abaixo, com 1.707 registros, o que representa 7.23% do número de habitantes. O terceiro sobrenome mais popular é Oliveira com 1.537 pessoas inclusas no grupo.

Ao todo, Santa Gertrudes registra 428 diferentes sobrenomes.

NOMES NO BRASIL

O projeto Nomes no Brasil tem por base as listas de moradores dos domicílios em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo 2022. Foram registrados, em dois campos distintos, o nome e o sobrenome completo de todos os moradores do domicílio informados pelo entrevistado na data de referência. Ressalta-se que, para fins de divulgação, do campo ‘nome’ considerou-se apenas o primeiro nome informado e, para o campo ‘sobrenome’ foi feita uma frequência dos sobrenomes, não importando a ordem em que foram registrados.

As formas variantes dos nomes foram contabilizadas distintamente, conforme registradas na lista de moradores do domicílio no momento da coleta do questionário. Desse modo, nomes como Ana ou Anna, Ian ou Yan, Luis ou Luiz, entre outros, foram considerados com a grafia original da coleta. Também não foram previstos sinais diacríticos (acento agudo, acento circunflexo, acento grave, cedilha, trema e til); assim, nomes como Antônio, Cauã, Luís, Luísa, entre outros, foram considerados sem tais sinais.

O sexo dos moradores também reflete exclusivamente a informação declarada no momento da coleta do questionário.

Aprovada resolução que retira exigência de autoescola para CNH
 Edição de 28 de novembro
Inscrições para concurso Casa Iluminada vai até 10 de dezembro
Ex-deputado Aldo Demarchi recebe maior honraria da Alesp
 Edição de 21 de novembro