Radio Cidade FM 107,9

Em novo horário, Câmara realiza 1ª sessão do ano nesta segunda

Em novo horário, Câmara realiza primeira sessão de 2026
Em novo horário, Câmara realiza primeira sessão de 2026

Depois de 47 dias de recesso parlamentar, os vereadores retornam ao plenário nesta segunda-feira (2) para o início das atividades de 2026. A principal novidade para este ano é a alteração no cronograma das sessões ordinárias, que passam a ser realizadas às 18 horas.

A Mudança foi aprovada no dia 15 de dezembro e teve apenas um voto contrário, o do vereador Luiz Basso (PL). Anteriormente as sessões eram realizadas às 19 horas.

O expediente previsto para a primeira sessão do ano conta com 47 proposições, entre moções, indicações e requerimentos. Não constam projetos de lei na Ordem do Dia. Os temas abrangem desde homenagens por serviços prestados à comunidade até cobranças diretas ao Poder Executivo sobre infraestrutura e saúde pública.

O levantamento das matérias aponta uma diversidade de demandas distribuídas entre os parlamentares. O vereador Marcos do Gás (PL) apresenta o maior volume de indicações, com 19 itens focados em zeladoria urbana, seguido por Luiz Aparecido Basso, com nove requerimentos voltados a temas como habitação popular e saúde.

Também constam na pauta propostas de Willian José Bento (PL), com sete proposituras; Sivaldo da Água (PP) com cinco documentos, incluindo duas moções de reconhecimento; Pastor Silvânio Ceará (PP) que apresentou cinco indicações; Palhaço Totó (Podemos), com duas indicações; e Washington dos Vasos (PSDB) que apresentou apenas um documento.

RECESSO

Em recesso parlamentar desde a sessão extraordinária do dia 17 de dezembro, os vereadores ficaram 45 dias sem atividade parlamentar. Além desta data, os parlamentares também param os trabalhos entre os dias 1 e 31 de julho. Ou seja, em 2025, somando os dois períodos, os parlamentares ficaram 76 dias parados.

Os recessos são previstos no artigo 154 do Regimento Interno da instituição que define os dois períodos de férias legislativas. O mesmo dispositivo, também prevê que as sessões devem acontecer nas três primeiras segunda-feiras de cada mês.

Habitação: 1603 pessoas aguardam na fila da casa própria
Agora, mais seguros!
Edição de 30 de janeiro
Fim de uma era: Orelhões devem ser retirados em Santa
Final do Torneio de Bocha para Iniciantes acontece nesta sexta