Radio Cidade FM 107,9

Vereadores propõe alteração na lei dos jogos estudantis municipais

Os projetos constantes na ordem do dia da 11ª sessão ordinária do ano, foram aprovados. O Projeto de Lei (PL), 29/2025 insere R$ 200 mil na Secretaria de Saúde, verba de emenda parlamentar enviada pela senadora Mara Gabrilli, recebeu aval em votação única; e o PL 31 institui no Calendário Oficial de Eventos do Município, as festas religiosas em honra de Nossa Senhora Auxiliadora (comemorada no mês de maio), e de Santa Gertrudes (em novembro), foi consentido em primeira discussão. Os documentos são de autoria do Executivo.

Na reunião do dia 12 de maio, presidente da Câmara, Willian Bento (PL), deu entrada em quatro proposituras. O Projeto de Lei 32, apresentado por José Silvanio da Silva Lucena (Pastor Silvanio Ceará-PP), institui a Tarde de Música Gospel no Calendário Oficial de Eventos.

Os vereadores Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás-PL), e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), são os autores dos PLs 33 e 34. O primeiro, altera a Lei Municipal n.º 2667/2018, que institui os jogos estudantis municipais; a nova redação proposta determina que os jogos serão disputados anualmente, nas categorias masculino e feminino, durante período do calendário escolar, nas modalidades, jogos coletivos: futsal, vôlei, vôlei de areia, basquete, handebol e queimada; e individuais: atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica artística, judô, xadrez e dardo. Também serão realizados jogos paraestudantis.

O Projeto de Lei 34 institui as olimpíadas acadêmicas estudantis, contendo concursos de poesias e redação, soletração, olimpíada de matemática, feira de ciências e desafios de história.

O PL 35, do Executivo, abre crédito na Secretária de Obras no valor de R$ 1,075 milhão, para compra de imóveis. Os documentos foram encaminhados às comissões e assessoria jurídica.

Requerimentos: Reginaldo Pereira da Silva (Palhaço Totó-Podemos), pediu a realização de festival de pipas, visando fomentar a integração, o lazer e atividades educativas voltadas à segurança e ao meio ambiente. Washington dos Vasos requer providências para que, nos novos loteamentos, seja exigida a inclusão de Unidade Básica de Saúde; creche; quadra poliesportiva; campo de futebol; espaço de lazer infantil.

Moções: Homenagens em forma de moções de Parabéns, Aplauso e Reconhecimento. Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), indica José Vicente Veiga, Suiane Bodevan Batista, comandante Cleverson de Oliveira Vieira e Joelma Grosman de Moraes Coutinho pelo trabalho à frente do Projam (Projeto Jovem Ambiental Militar); e Pastor Fábio Júnior Espirito Santo Silva pelo trabalho na comunidade Gileade Church.

Clayton do Espetinhon, Luiz Basso (PL), e Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-PL), propõem a honraria ao assessor da Secretária de Esportes, Danilo Muniz da Silva, pela dedicação, competência e comprometimento com o desenvolvimento das políticas públicas esportivas; e ao secretário de Esportes, Natal Sgargeta, pelos relevantes serviços prestados no fomento ao esporte, valorização dos atletas e na promoção de projetos que incentivam a prática esportiva como ferramenta de inclusão social, saúde e cidadania.

Os Vereadores também dedicam moções aos participantes do Torneio 1º de Maio, Taça Palmiro Swenson, 2025: time feminino Fenix, campeão; e ao professor Jonathan Aparecido Macedo dos Santos, pela sua valorosa participação.

Basso, Cassapinha, Clayton e Marcos do Gás saúdam as equipes: E.C. WM Redutores, campeã do Torneiro 1º de Maio; Dani Pisos F.C. vice-campeã; Escritório São Luiz F.C. – terceiro colocado; e os atletas: Víctor G. de Souza (WM Redutores) e Eduardo Sperber Júnior (Dani Pisos) goleiros menos vazados, Isaac Santana (WM Redutores F.C.) e Matheus Henrique Gomes (Dani Pisos) artilheiros e Antônio Balbino Sobrinho (Imigrantes F.C.) atleta mais idoso.

Na tribuna, Totó voltou a questionar a BRK pelo valor cobrado pelos serviços de água e esgoto; apresentou reclamação de moradores no Jardim Bom Sucesso, da grande quantidade de ratos e baratas que invadem as casas; na demora para liberar exame de tomografia; realizar casamento comunitário; e no atraso do veículo de transporte de pacientes de fisioterapia.

Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), agradeceu aos diretores do Supermercado Examine por atender sua solicitação e informar que estão providenciando a construção de ponto de ônibus em frente ao comércio. Sivaldo e Willian parabenizaram os funcionários da Câmara. “O sucesso do evento tem a marca de vocês, obrigado”, disse o Presidente, se referindo ao Ciclo de Debates do Tribunal de Contas do Estado, realizado na sede do Legislativo, dia 9 de maio, reunindo 450 pessoas, entre prefeitos, vereadores e técnicos do serviço público.

Mesmo com onda recente, furtos caem 31.58% em Santa
Oficina Cine Celular abre inscrições na segunda-feira
Edição de 20 de junho
Matriz abre inscrições para a Crisma neste sábado (21)
Bocha: Com jogo em casa, Santa Gertrudes enfrenta Bragança