Radio Cidade FM 107,9

Prazo para adesão ao PDV é estendido até o dia 30 de junho

Alteração prevê que aposentados e servidores que respondem a Processo Administrativo Disciplinar podem aderir ao PDV
Alteração prevê que aposentados e servidores que respondem a Processo Administrativo Disciplinar podem aderir ao PDV

A Câmara aprovou na última segunda-feira (2) o novo prazo para adesão ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) de Santa Gertrudes. Os servidores interessados terão até o dia 30 de junho para formalizarem a adesão ao programa. Esta é a segunda alteração feita pelo Executivo na lei que cria o programa. A nova lei já está em vigor.

De autoria do Executivo, a nova redação da lei complementar inclui os aposentados e servidores que estiverem respondendo a Processo Administrativo Disciplinar (PAD). No entanto, a legislação especifica que os efeitos da adesão ao PDV para o segundo caso ficarão suspensos até a conclusão do PAD e somente terão efeitos em situações onde a penalidade aplicada não seja a demissão.

O novo texto também exclui do PDV os empregados públicos que tenham sido condenados por decisão transitada em julgado e que importe na perda do emprego.

O novo prazo se estende até o dia 30 de junho e os pedidos para formalização da adesão ao programa devem ser feitos junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.

Outro ponto observado na lei complementar é que os efeitos de adesão ao PDV ficarão suspensos durante os períodos em que o servidor se encontrar no período de férias, afastamento previdenciário e cumprimento de pena disciplinar de suspensão. De modo que só passa a ter efeitos no primeiro dia útil subsequente ao término das situações previstas.

INDENIZAÇÃO

Conforme prevê a Lei 3160/2025, que cria o Programa de Demissão Voluntária (PDV), os critérios indenizatórios são:

  • O servidor que contar até dois anos a cinco anos de exercício efetivo receberá um salário de referência do emprego, 40% de multa sobre o valor depositada em conta vinculada do FGTS, além de verbas rescisórias.
  • Já o servidor que contar mais de cinco anos até 10 anos de serviço terá direito a dois salários de referência do emprego, 40% de multa sobre o valor depositada em conta vinculada ao FGTS, além de verbas rescisórias.
  • Por fim, o servidor que contar mais de 10 anos de efetivo exercício recebe três salários de referência do emprego, 40% de multa sobre o valor depositado em conta vinculada ao FGTS, além de verbas rescisórias.

Importante reforçar que na contagem de tempo de efetivo serviço para efeitos do PDV, considera-se “ano integral” a fração igual ou superior a seis meses.

Fisiculturista traz três títulos para Santa Gertrudes
Funcionário de cerâmica de Santa sofre acidente grave
Livro de projeto literário escolar reúne 50 poemas de alunos
 Edição de 19 de dezembro
Sessões da Câmara terão novo horário em 2026