
Neste domingo (8), o Auditório Municipal Leandro Fillier Netto recebe a peça Os Lavadores de Histórias, da Cia Achadouros de São Paulo. A apresentação começa às 16 horas e tem entrada franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da atividade e é livre para todos os públicos. O Auditório Municipal Leandro Fillier Netto fica na Rua 1, 790, Centro.
Dirigida por Tereza Contijo, a peça narra a as aventuras dos lavadores de histórias Urucum, Tom Tom e Jatobá. Todas as noites eles visitam os quintais abandonados da infância para lavar o que foi esquecido e revelar memórias. Ao descobrir personagens e segredos de cada história, sentem-se tocados e se divertem com eles.
O trabalho, que combina teatro de sombras, circo e teatro narrativo, convida o público a resgatar as próprias memórias e a relembrar a própria infância para que não se perca o que já foi vivido em cada lugar.
A peça Os Lavadores de Histórias tem no elenco os atores Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes. A dramaturgia é de Silvia Camossa.
Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes, a temporada de Os Lavadores de Histórias integra a Lei Paulo Gustavo, a partir do Edital 20/2023 – Difusão Cultural. A produção é assinada pela Leneus Produtora de Arte, de São Paulo, com parceria do Instituto Alvorada Cultural.
OFICINA
No mesmo dia, das 11h às 13, acontece a oficina Jogos teatrais, ministrada pela atriz da peça Mariá Guedes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma presencial no Centro Cultural Isodoro Demarchi até nesta sexta-feira (6), das 8 às 17 horas.
De acordo com a companhia, durante o encontro, os participantes serão conduzidos à prática dos jogos teatrais, com vivências que abordam elementos como expressão corporal, relação, jogo, vocalidade e musicalidade, criação com o espaço e resoluções coletivas de situação-problema.