
A Cia. Teatral Caboclo Ventura apresenta o espetáculo Entre Asas, Antenas e Baygon! neste domingo (16) na Mostra de Teatro CultSP Pro PQT 2025 no município de Tupã. O grupo sobe no palco do Teatro Municipal José Antonio Parra Gomes, às 16 horas. O teatro fica localizado na Avenida Tamoios, 1650, no Centro.
A companhia de Santa Gertrudes, foi uma das 20 comtempladas para o Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Cultura do Estado. Segundo a diretora da Cia Teatral Caboclo Ventura, Brenda Seneme, somente seis vão se apresentar na mostra em Tupã.
Segundo a diretora da Cia Teatral Caboclo Ventura, Brenda Seneme, 20 grupos do interior do estado foram selecionados para receber orientação e somente seis vão se apresentar apresentarão na íntegra na Mostra Final do Programa em Tupã. “A Caboclo Ventura foi um desses. O espetáculo apresentado será Entre Asas, Antenas e Baygon!, uma adaptação do texto Insetos de Jo Bilac”, explicou a encenadora.
Seneme conta que o Programa de Qualificação em Artes – Teatro, disponibiliza orientadores renomados para acompanhar e orientar grupos de teatro do interior.

CULTSP PRO
Lançado em outubro de 2024, o programa consolidou-se como uma das principais políticas públicas de formação e qualificação profissional para a cultura no país. Trata-se de uma proposta focada na orientação artística de grupos, companhias e núcleos teatro. A Mostra se configura como espaço de difusão formativa dos processos de orientação e criação artísticas.
MOSTRA
A Mostra de Teatro CultSPPro PQT 2025 acontece entre os dias 14 e 16 de novembro e apresenta 11 espetáculos de grupos de diferentes cidades.
A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (14), às 20h, no Teatro Municipal, com a apresentação do espetáculo “Migraaaantes” (classificação livre), do Grupo Fênix, de Jundiaí. A peça marca o início de uma intensa programação que celebra a produção teatral e o intercâmbio artístico entre diferentes coletivos do estado.
No sábado (15), o público poderá conferir uma maratona de apresentações:
- 14h “Cumulonimbos”, Cia Cássia B (Lorena) – classificação livre – Instituto Federal
- 15h “Entre Iguais”, Grupo Fênix de Teatro (Tupã) – 16 anos – Instituto Federal
- 16h “Deságua – há mar nas lágrimas”, Grupo Encruza de Pesquisa Cênica (Campinas) – 14 anos – Instituto Federal
- 18h “Nos Lençóis Dessa História”, Trupe Tritrot (Lençóis Paulista) – 14 anos – Teatro Municipal
- 20h “O Rei do Brasil – uma farsa tropical”, Cia Espelunca de Teatro (São Carlos) – 14 anos – Teatro Municipal
Já no dia 16 de novembro, a programação segue com mais cinco espetáculos:
- 10h “Devorar”, Grupo Terceiro Andar (Birigui) – 16 anos – Instituto Federal
- 11h “Ágora Pode Ser Agora”, Coletivo Deforme (Mauá) – 14 anos – Instituto Federal
- 14h “Dom Quixotesco”, Viva Arte Cia de Teatro (Teodoro Sampaio) – classificação livre – Teatro Municipal
- 16h “Entre Asas, Antenas e Baygon!”, Cia Caboclo Ventura (Santa Gertrudes) – 16 anos – Teatro Municipal
- 18h Encerramento com “Eternos”, Grupo Taetro de Teatro (Santos) – 16 anos – Teatro Municipal







