Radio Cidade FM 107,9

Curta de Santa Gertrudes é selecionado para festival na Inglaterra

Curta-metragem tem roteiro e direção de Letiícia Tonon e tem como pano de fundo cinema movido a a energia gerada por uma roda d'água que existiu na Fazenda Santa Gertrudes
Curta-metragem Cine Baile tem como pano de fundo a história do cinema movido a energia gerada por uma roda d’água que existiu na Fazenda Santa Gertrudes no início do século XX

O curta-metragem Cine Baile, da cineasta santa-gertrudense, Leticia Tonon foi selecionado para o Rural Action Film Festival 2025, festival de cinema que acontece em Sleaford, Lincolnshire, na Inglaterra. Esta será a estreia do curta-metragem, que ainda deve percorrer outros festivais pelo mundo.

Filmado em Super 8, o trabalho é um curta-metragem que mistura documentário e ficção. Produzido em 2024 e finalizado em abril de 2025, Cine Baile acompanha a trajetória da protagonista Adélia, uma menina que trabalha em um cinema do início do século XX, movido por uma roda d’água. Enquanto persegue seus sonhos, realidade e imaginação se entrelaçam em uma narrativa que cruza os caminhos da ficção e do documentário.

Leticia Tonon contou ao SGon que o curta foi inspirado na infância de sua avó, Adélia Moffato Tonon, que de fato trabalhou no cinema da Fazenda Santa Gertrudes, movido a energia gerada por uma roda d’água. De acordo com ela, esse cinema foi fundado em 1912.

Questionada se seu cinema busca retratar aspectos históricos da cidade, já que esse não é o primeiro trabalho que utiliza a história de Santa Gertrudes como pano de fundo, Tonon reflete: “Para realizar um projeto, um filme, preciso estar envolvida até o pescoço. Preciso realmente deste envolvimento para produzir algo. Não sou eu quem escolho o tema, é ele quem me escolhe e me atormenta, até vir à tona. São muitas noites em claro. Certas coisas precisam ser ditas e quando ninguém faz, me sinto na obrigação de fazer”.

O curta Cine Baile tem produção executiva do Ateliê Pé Vermelho e roteiro e direção de Letícia Tonon. Lucas Vega assina a direção de fotografia e montagem do projeto e Gabriel Rais foi responsável pelo som direto e edição de som. A atriz Amanda Oliveira protagoniza o curta, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo em uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes e Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer.

Tonon tem no curriculo diversos curtas e prêmios, entre eles Rock Pé Vermelho, que conquistou o prêmio Voto Popular no 9ª Santos Film Fest, em Santos, em 2023; Aliste-se, que recebeu Menção Honrosa no Festival de Cinema de Super 8 de Campinas em 2019; e O Bilhete – que utiliza como pano de fundo o serviço de alto-falante de Santa Gertrudes – que recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival Internacional de Cinema de Itu em 2007. Realizou ainda os filmes Na Rua (2021, Vermelho Poeira (2018) e Sorria Você Está Sendo Assaltado (2010).

A cineasta Letícia Tonon assina o roteiro e direção do curta-metragem Cine Baile
A cineasta Letícia Tonon assina o roteiro e direção do curta-metragem Cine Baile

SOBRE O FESTIVAL

O Rural Action Film Festival exibe filmes de curta-metragem de ficção e documentários que tratam sobre a vida rural, sustentabilidade e recursos naturais. Cine Baile estava previsto para ser exibido já na próxima quinta-feira (24), no primeiro dia do festival. No entanto, de acordo com a organização do evento, em razão de problemas técnicos a atividade foi adiada e nova data será divulgada em breve.

Trabalho: Depressão recorrente é principal motivo de afastamentos
Prefeitura anuncia cronograma de matrícula escolar 2026
Marcha para Jesus: Silvânio Ceará apresenta projeto que já é lei
História: Flamengo de Santa é 1ª equipe a vencer Amador de RC
Edição de 22 de agosto