Radio Cidade FM 107,9

Curta de Santa Gertrudes é selecionado para festival na Inglaterra

Curta-metragem tem roteiro e direção de Letiícia Tonon e tem como pano de fundo cinema movido a a energia gerada por uma roda d'água que existiu na Fazenda Santa Gertrudes
Curta-metragem Cine Baile tem como pano de fundo a história do cinema movido a energia gerada por uma roda d’água que existiu na Fazenda Santa Gertrudes no início do século XX

O curta-metragem Cine Baile, da cineasta santa-gertrudense, Leticia Tonon foi selecionado para o Rural Action Film Festival 2025, festival de cinema que acontece em Sleaford, Lincolnshire, na Inglaterra. Esta será a estreia do curta-metragem, que ainda deve percorrer outros festivais pelo mundo.

Filmado em Super 8, o trabalho é um curta-metragem que mistura documentário e ficção. Produzido em 2024 e finalizado em abril de 2025, Cine Baile acompanha a trajetória da protagonista Adélia, uma menina que trabalha em um cinema do início do século XX, movido por uma roda d’água. Enquanto persegue seus sonhos, realidade e imaginação se entrelaçam em uma narrativa que cruza os caminhos da ficção e do documentário.

Leticia Tonon contou ao SGon que o curta foi inspirado na infância de sua avó, Adélia Moffato Tonon, que de fato trabalhou no cinema da Fazenda Santa Gertrudes, movido a energia gerada por uma roda d’água. De acordo com ela, esse cinema foi fundado em 1912.

Questionada se seu cinema busca retratar aspectos históricos da cidade, já que esse não é o primeiro trabalho que utiliza a história de Santa Gertrudes como pano de fundo, Tonon reflete: “Para realizar um projeto, um filme, preciso estar envolvida até o pescoço. Preciso realmente deste envolvimento para produzir algo. Não sou eu quem escolho o tema, é ele quem me escolhe e me atormenta, até vir à tona. São muitas noites em claro. Certas coisas precisam ser ditas e quando ninguém faz, me sinto na obrigação de fazer”.

O curta Cine Baile tem produção executiva do Ateliê Pé Vermelho e roteiro e direção de Letícia Tonon. Lucas Vega assina a direção de fotografia e montagem do projeto e Gabriel Rais foi responsável pelo som direto e edição de som. A atriz Amanda Oliveira protagoniza o curta, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo em uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes e Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer.

Tonon tem no curriculo diversos curtas e prêmios, entre eles Rock Pé Vermelho, que conquistou o prêmio Voto Popular no 9ª Santos Film Fest, em Santos, em 2023; Aliste-se, que recebeu Menção Honrosa no Festival de Cinema de Super 8 de Campinas em 2019; e O Bilhete – que utiliza como pano de fundo o serviço de alto-falante de Santa Gertrudes – que recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival Internacional de Cinema de Itu em 2007. Realizou ainda os filmes Na Rua (2021, Vermelho Poeira (2018) e Sorria Você Está Sendo Assaltado (2010).

A cineasta Letícia Tonon assina o roteiro e direção do curta-metragem Cine Baile
A cineasta Letícia Tonon assina o roteiro e direção do curta-metragem Cine Baile

SOBRE O FESTIVAL

O Rural Action Film Festival exibe filmes de curta-metragem de ficção e documentários que tratam sobre a vida rural, sustentabilidade e recursos naturais. Cine Baile estava previsto para ser exibido já na próxima quinta-feira (24), no primeiro dia do festival. No entanto, de acordo com a organização do evento, em razão de problemas técnicos a atividade foi adiada e nova data será divulgada em breve.

Fisiculturista traz três títulos para Santa Gertrudes
Funcionário de cerâmica de Santa sofre acidente grave
Livro de projeto literário escolar reúne 50 poemas de alunos
 Edição de 19 de dezembro
Sessões da Câmara terão novo horário em 2026