Radio Cidade FM 107,9

Espetáculo “Como um Rio” terá sessão dupla no sábado

Espetáculo "Como um Rio" terá sessões às 15 horas e às 17 horas no Auditório Municipal
Espetáculo “Como um Rio” terá sessões às 15 horas e às 17 horas no Auditório Municipal

Neste sábado (20), o espetáculo “Como um Rio” terá sessão dupla no Auditório Leandro Filier Netto. A primeira sessão será às 15 horas e a segunda tem início às 17 horas. A entrada é gratuita. O auditório fica na Rua 1, 762, no Centro.

“Como Um Rio”, conta a trajetória do editor de livros José Xavier Cortez, desde o seu nascimento, em 1936, no sertão de Seridó/RN até o ano de 2021, momento de seu falecimento. A história apresenta o cotidiano de um menino nordestino, que foi crescendo, vivenciando aventuras e situações das mais diversas.

A história de José Xavier Cortez – editor, sertanejo e sonhador – não é apenas uma biografia, mas um episódio fundamental da cultura brasileira. Cortez se transformou em símbolo de resistência e esperança, carregando consigo a força do Nordeste e a sabedoria dos que veem a educação como um rio capaz de irrigar desertos.

A direção do espetáculo “Como um Rio” é do ator e diretor Valdo Matos, com mais de 40 anos de experiência na área teatral, e propõe uma jornada sensorial pelo imaginário nordestino, usando o  teatro de papel, o cordel e a música como veículos para uma narrativa que é, ao mesmo tempo, íntima  e universal. Valdo Matos assina também a cenografia.

Com Laerte Asnis no papel principal, veterano ator, oriundo do Teatro Vento Forte (década de 80), o espetáculo mergulha na memória afetiva do Brasil, questionando: Como as águas de um rio, o que nos move e nos transforma?

A dramaturgia, também de Laerte Asnis, se estrutura como um romance de cordel vivo, onde versos e ações se entrelaçam. A quebra da quarta parede é constante em “Como um Rio”: o ator dialoga com o público, convidando-o a reviver lembranças coletivas (a seca, a migração, o cheiro de livro novo). A linguagem bebe da tradição dos repentistas, mas incorpora técnicas do Teatro de Papel, triangulação e gestualidade  ampliada para criar um efeito de “narrador-ator” — Cortez como personagem e arquétipo.

OFICINA

No mesmo dia, das 10h às 12h, a cidade recebe a oficina “Histórias que nos Conectam”, oficina de contação de histórias e teatro de animação para maiores de 16 anos, com o diretor e cenógrafo do espetáculo, Valdo Matos. As apresentações e a oficina fazem parte do projeto “Teatro na Cidade”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, através do ProAC/ICMS, tem patrocínio das empresas Broto Legal e Urbano Alimentos e parceria com a Prefeitura de Santa Gertrudes.

A oficina terá sua carga horária de 2 horas e ao final espera-se capacitar os participantes para utilizar o teatro de animação como técnica de contação de histórias, criação de personagens e objetos, promovendo a integração e a troca de conhecimentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no centro Cultural.

Aprovada resolução que retira exigência de autoescola para CNH
 Edição de 28 de novembro
Inscrições para concurso Casa Iluminada vai até 10 de dezembro
Ex-deputado Aldo Demarchi recebe maior honraria da Alesp
 Edição de 21 de novembro