
Na próxima semana acontecem os fóruns de Cultura de Santa Gertrudes para definir propostas culturais para elaboração do Plano Municipal de Cultura. Na terça-feira (14), às 19 horas, será realizado o Fórum de Música e Artes Visuais. Já na quarta-feira (15), também às 19 horas, acontece o Fórum de Artes Cênicas e Literatura. Os dois encontros ocorrem no Let’s Go Aternative Bar, localizado na Rua 2, 334, no Centro. Os encontros são abertos para todos os interessados.
Ao SGon, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Marlon Roberto Meyer, o Piu, disse que para participar basta escolher um dos dias e aparecer. “Não precisa avisar. É só chegar, dar o nome e participar dos debates”, convidou.
Ele explica que os fóruns são as oportunidades para os artistas sugerirem ideias para o futuro da cultura do município. As propostas elencadas nos fóruns servirão como base para a elaboração do Plano de Cultura, instrumento legal de planejamento cultural que tem duração de 10 anos e estabelece metas e estratégias para a política cultural da cidade.
“A importância da participação dos artistas é de garantir um futuro com atividades culturais no município. Temos muitas ideias para o setor. A voz dos artistas é que faz tudo acontecer, precisamos da participação de todos”, comenta.
De acordo com Meyer, não há um número definido de fóruns. Estes dois primeiros é que darão o início das discussões. “Não temos um número exato de fóruns. Queremos ouvir e discutir juntos o futuro da cultura de nossa cidade. Nós do Conselho temos algumas ideias de propostas a serem ponto de partida para as discussões no fórum, mas precisamos ouvir os artistas e a sociedade para juntos trabalhar esse plano”, esclarece.
A meta, segundo ele, é que até o fim do primeiro semestre de 2026 o Plano de Cultura já tenha sido concluído para poder ser apresentado e apreciado pela Câmara Municipal.
ESPAÇO ABERTO
Meyer afirma que o Conselho Municipal de Políticas Culturais é um braço da secretaria de Cultura e conhece a importância de estar alinhado ao poder público. Mas reforça que seu papel também é a defesa dos interesses da classe artística. “Devemos defender o nosso setor, os nossos artistas. É por eles que trabalhamos no Conselho”, diz.
Ele espera que os fóruns aproximem ainda mais os artistas do Conselho, uma vez que as propostas servirão como base para a elaboração do Plano de Cultura. “Precisamos fomentar mais as mesas de debates. Nós do conselho temos esse objetivo que é subir [enviar para a Câmara dos vereadores] esse Plano de Cultura, fazer ele ser aprovado e garantir um futuro para os nossos artistas e consequentemente levar cultura para o povo da nossa cidade”, reforça.
O presidente destaca também que as portas do Conselho Municipal de Políticas Culturais estão abertas e convida artistas e comunidade a acompanharem as atividades pelas redes sociais [acesse aqui]. E finaliza: “Venham para os fóruns, tragam suas ideias. Será de grande importância a participação de vocês.Acredito que a cultura se faz com a participação de todos”.
CONSELHO DE POLÍTICAS CULTURAIS
A composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santa Gertrudes foi eleita durante a 5ª Conferência de Cultura que ocorreu no dia 7 de maio deste ano. Os representantes da sociedade civil por linguagem artística são:
- Artes Cênicas
Titular: Wagner Antônio Bocato
Suplente: Miriã Fernanda Oliveira da Silva - Música
Titular: Marlon Roberto Meyer
Suplente: Jhonatan William de Souza da Silva - Literatura
Titular: Letícia Maria Tonon
Suplente: Suzanni H. Ciamarro Trost Meyer - Artes Visuais
Titular: Victor Andrade Sant’Anna
Suplente: Daniele I. Rodrigues de Oliveira







