Radio Cidade FM 107,9

Gino tenta barrar projetos e veto é derrubado na Câmara

Prefeito Gino apresentou veto a dois projetos de lei, que foram derrubados pela maioria de vereadores na última sessão da Câmara
Prefeito Gino tentou vetar dois projetos de lei; Vetos foram derrubados pela maioria de vereadores na última sessão da Câmara

A Câmara derrubou na sessão desta segunda-feira (10) o veto do prefeito Gino (PL) a dois projetos que já tinham sido aprovados pela Casa e que seriam sancionados pelo Executivo. O primeiro deles, institui o Programa de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “Freestyle Libre 2” às pessoas com diabetes tipo 1, já o segundo versa sobre a priorização da contratação de microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (MEs) para prestação de pequenos serviços de manutenção e reparos em bens e logradouros públicos.

Votaram contrários ao veto, ou seja, para que os dois projetos sejam sancionados e tenham efeito de lei, os vereadores Clayton do Espetinho (Republicanos)s, Washington dos Vasos (PSDB), Sivaldo da Água (Progressistas), Cassapinha (PL) e Palhaço Totó (Podemos).

Favoráveis ao veto do prefeito Gino, ou seja, pelo arquivamento dos projetos de lei, votaram os parlamentares Pastor Silvanio Ceará (Progressistas), Marcos do Gás (PL) e Luiz Basso (PL).

JUSTIFICATIVA

O veto do prefeito aponta inconstitucionalidade na matéria que versa sobre a priorização da contratação de microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (MEs) para prestação de pequenos serviços de manutenção e reparos em bens e logradouros públicos. O parecer da Procuradoria do Município aponta “vício de competência, o que resulta em inconstitucionalidade formal”.

Já em relação ao projeto de lei que institui o Programa de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “Freestyle Libre 2” às pessoas com diabetes tipo 1, o parecer do jurídico seguido por Gino, destaca, entre outros, a ausência da estimativa do impacto orçamentário e financeiro, “o que pode configurar vício formal”. “…Decidi vetar totalmente, por inconstitucionalidade”, informou o prefeito no veto à Câmara em documento assinado no dia 29 de outubro.

O QUE DIZEM OS PROJETOS

O projeto que intitui o Programa de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “Freestyle Libre 2” às pessoas com diabetes tipo 1 possui apenas dois artigos. O primeiro versa sobre instituir o programa e o segundo, informa que a lei entrará em vigor na data de sua publicação.

O projeto sobre os MEIs e MEs observa que a contratação poderá ocorrer preferencialmente por meio de credenciamento e privilegia inicialmente profissionais de 16 áreas. A saber: Azulejista; Borracheiro; Carpinteiro; Chaveiro; Eletricista; Encanador; Gesseiro; Jardineiro; Marceneiro; Mecânico; Pedreiro; Pintor; Reparador de móveis; Soldador; Técnico em refrigeração; e Vidraceiros.

Fisiculturista traz três títulos para Santa Gertrudes
Funcionário de cerâmica de Santa sofre acidente grave
Livro de projeto literário escolar reúne 50 poemas de alunos
 Edição de 19 de dezembro
Sessões da Câmara terão novo horário em 2026