
Criado em 29 de agosto de 1949, por conta de uma rivalidade política entre o diretor do Santa Gertrudes F.C, Archangelo Soave e Durval Nevoeiro, o E.C Flamengo de Santa Gertrudes teve o estatuto registrado em cartório em 13 de janeiro de 1950. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 daquele mesmo mês, contava em sua diretoria com Durval Nevoeiro como presidente; Joaquim Pereira como vice; Albano de Oliveira Leitão, secretário geral; Walter Maglhães Rabelo, como tesoureiro; e João Talpo, diretor de esportes.
A equipe do Flamengo de Santa Gertrudes contava como técnicos Ivo Gobbi e Flávio Ferreira. O documento registra ainda os membros da diretoria Oscar Rafael da Rocha, Oswaldo Rocha, Joaquim Simabuco, Vitor Lopes, Eugenio Secco e Guerino Codo. A informação foi extraída da coluna História do Esporte, publicada pelo jornal A Cidade e editada pelo então colunista da publicação, o pesquisador José Antonio Milani, o Gancho.
De acordo com o pesquisador, o E.C. Flamengo de Santa Gertrudes foi o primeiro time do município a conquistar o título do campeonato Amador de Rio Claro. O ano era 1954, seis anos depois da cidade ter se emancipado. Durval Nevoeiro ainda dirigia a equipe, que contava com os atletas: Dinho, Dinda, João Dadona, Orlando Giovanni, Irieu, Adamastor, Abissiça, Arquimedes, Assis, Luizinho Cattai, Jamil, João Indaia. No final do mesmo ano de 1954, a equipe encerrou suas atividades desportivas.
