Radio Cidade FM 107,9

Laranja Azeda

Laranja Azeda era o nome da gleba de terra que deu origem ao município de Santa Gertrudes
Laranja Azeda era o nome da gleba de terra que deu origem ao município de Santa Gertrudes

Ao contrário do que o título possa sugerir, este não é um texto ácido sobre os tempos difíceis que estamos vivendo – de polarizações, disputas e extremismos.

Na verdade, é só para lembrar que Laranja Azeda é o nome da gleba que deu origem à Santa Gertrudes.

Nossa jovem cidade, que completa 77 anos, sempre soube superar seus desafios e se reinventar. No declínio da cafeicultura encontramos a vocação para a produção cerâmica. A manufatura quase artesanal do início, deu lugar a uma portentosa e tecnificada indústria. E a lenha que tocava nossos fornos, foi substituída por um dos maiores consumos de gás natural registrados no país.

As telhas de barro cobriram muitos lares brasileiros e fizeram nossa fama por longo tempo. Atualmente são os pisos e revestimentos Made in Santa Gertrudes, exportados para várias partes do mundo, que faz nossa cidade ser conhecida como a “Capital Nacional da Cerâmica de Pisos e Revestimentos”.

A competência empresarial transforma nossa argila, recurso natural de características únicas, em riqueza. E a política, mesmo tão criticada nos tempos atuais, é a ferramenta essencial para transformar essa riqueza em desenvolvimento e bem-estar para todos. Na condição de ex-prefeito, sei que só a boa política é capaz de encontrar as soluções adequadas para as dificuldades da comunidade. Foi assim que enfrentei problemas como as enchentes e a falta d’água. É assim que vejo a atual gestão cuidar bem da nossa cidade. E todos que passaram pela administração pública, em diferentes momentos, deixaram a sua contribuição.

Mas ao longo do tempo novos desafios vão surgindo. E precisam ser enfrentados. Um deles, a poluição, é antigo e bem conhecido principalmente nesse período seco do inverno. O outro, o tarifaço americano, é recente e ainda não sabemos a extensão dos impactos sobre a nossa indústria exportadora. A única certeza que temos é que, como sempre, saberemos reagir, trabalhar e superar.

Parabéns Santa Gertrudes!

*O autor é ex-prefeito de Santa Gertrudes

Fisiculturista traz três títulos para Santa Gertrudes
Funcionário de cerâmica de Santa sofre acidente grave
Livro de projeto literário escolar reúne 50 poemas de alunos
 Edição de 19 de dezembro
Sessões da Câmara terão novo horário em 2026