Radio Cidade FM 107,9

Quatro novos estudantes conquistam vagas no ensino superior

O êxito dos estudantes reafirma o papel fundamental da escola pública na cidade e dá continuidade a um histórico de conquistas
O êxito dos estudantes reafirma o papel fundamental da escola pública na cidade e dá continuidade a um histórico de conquistas

A Escola Estadual Maria Carmen Codo Jacomini celebra neste início de ano a aprovação de diversos alunos em instituições de ensino superior. O êxito dos estudantes reafirma o papel fundamental da escola pública na cidade e dá continuidade a um histórico de conquistas: a instituição já havia sido destaque na última edição do jornal A Cidade por impulsionar dois estudantes ao universo acadêmico.

As aprovações dos estudantes neste ano abrangem áreas diversas, como Geografia, Administração Pública, Gastronomia e Tecnologia, com alunos ingressando em instituições renomadas como a Unesp e o IFSP.

A trajetória até a lista de aprovados revela histórias de resiliência. Para muitos desses estudantes de Santa Gertrudes, o diploma é o resultado de uma jornada dupla entre o trabalho e os estudos.

Nicolle dos Santos Silva do Nascimento foi aprovada em Geografia na Unesp Rio Claro
Nicolle dos Santos Silva do Nascimento foi aprovada em Geografia na Unesp Rio Claro

Nicolle dos Santos Silva do Nascimento (18 anos), aprovada em Geografia na Unesp Rio Claro, descreve o esforço para conciliar horários: “Foi bem difícil por conta da rotina corrida. Eu trabalhava até as 17h30 e logo depois ia para a escola, sem tempo para descansar”. Nicolle, que estudava no 3º D, é a terceira de sua família a ingressar no ensino superior.

Já Laylla Luana Bitencourt conquistou a vaga em Gastronomia no IFSP
Já Laylla Luana Bitencourt conquistou a vaga em Gastronomia no IFSP

Já Laylla Luana Bitencourt (18 anos), que conquistou a vaga em Gastronomia no IFSP (Avaré), é a primeira de sua família a passar em um vestibular. Ela destaca a importância da base escolar e da redação para os estudantes: “Se você quer um lugar bom e cursos que são concorridos estude. Se prepare principalmente para a redação. É essencial. Eu passei em gastronomia mas queria enfermagem, mas infelizmente a nota de corte é quase a mesma de medicina”, alerta a estudante.

Guilherme Barreto Santana obteve aprovação em Administração Pública na Unesp Araraquara e ADS  no Claretiano
Guilherme Barreto Santana obteve aprovação em Administração Pública na Unesp Araraquara e ADS no Claretiano

Guilherme Barreto Santana (19 anos), do 3º C noturno, obteve aprovação em Administração Pública (Unesp Araraquara) e ADS (Claretiano). Ele aponta que a persistência foi sua maior aliada contra as dificuldades do exame: “Acredito que a parte mais difícil seja a questão do nível de dificuldade da prova. O Enem, por exemplo, é muito difícil e nesse momento quando fiz a prova do Enem eu vi que ainda há uma diferença muito grande de quem estuda em escola pública pra particular”, comentou.

Clara Camila da Silva foi aprovada em Comércio Exterior na Einstein Limeira
Clara Camila da Silva foi aprovada em Comércio Exterior na Einstein Limeira

Para a estudante Clara Camila da Silva (18 anos), aprovada em Comércio Exterior (Einstein Limeira), o acolhimento da escola foi o diferencial: “Os professores incentivaram e acompanharam desde os primeiros processos, orientando a manter a calma. Isso ajudou muito”.

O sucesso desses estudantes serve de inspiração para os demais estudantes de Santa Gertrudes. A mensagem deixada por eles é unânime: o foco e a dedicação superam as barreiras da rotina cansativa.

Fundo Social está com inscrições abertas para cursos de gastronomia
Rede de ensino de Santa Gertrudes retoma aulas nesta quinta
Campeonato de Bocha Misto: Últimas seis vagas seguem abertas
Erick e Rodrigo vencem Torneio de Bocha para Iniciantes
Alunos de escola pública conquistam vagas no Ensino Superior