Mesmo com a recente onda de furtos ocorridos no município, o primeiro quadrimestre deste ano teve queda de 31.58% se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e englobam furtos e furtos de veículos.
Neste ano, Santa Gertrudes teve registro de 39 ocorrências desta modalidade, dos quais 17 foram de veículos. Já em 2024, nos primeiros quatro meses do ano, foram praticados 57 furtos na cidade , sendo 11 de veículos.
Se levarmos em conta apenas s ocorrências contra veículos, 2025 teve aumento de 54.55% em comparação com o ano anterior. Inclusive, os dados dos últimos três anos apontam uma tendência de crescimento nesta modalidade de crime. O município saltou de 8 furtos contabilizados no primeiro quadrimestre de 2022 para 17 ocorrências neste ano. Um aumento de 112,5%.

Por outro lado, a produtividade policial subiu neste ano. Foram recuperados nove veículos no primeiro quadrimestre, um aumento de 200% em relação ao ano anterior, no qual somente três veículos foram encontrados.
Foram analisados os meses de janeiro até abril, disponibilizados pelo órgão que coletou as informações das fontes Departamento de Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica.
ONDA DE FURTOS
Ao menos quatro comércios foram alvos de criminosos entre os dias 10 e 16 de junho. A onda de crimes provocou reação da comunidade que utilizou as redes sociais para se manifestar. Na Câmara Municipal, o vereador Palhaço Totó (Podemos) defendeu o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal. Em seguida, o prefeito Gino (PL) anunciou a aquisição de equipamentos de alta perfomance para a GCM.
Em resposta, Polícia Civil atuou para esclarecer os casos e os suspeitos nas ações criminosas foram detidos, conforme informação da própria autoridade policial.