No ano de 2019, 140 vistorias foram realizadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, com o objetivo de identificar fraudes nos hidrômetros. Do total das vistorias realizadas, em 22 foram detectadas irregularidades o que representa 15,7% do total.
“Com o combate às irregularidades, conseguimos recuperar 736 mil litros de água para o município. É mais disponibilidade de água para toda a população”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Santa Gertrudes.
As vistorias são realizadas por agentes comerciais da concessionária que, durante o ciclo da leitura dos hidrômetros, fazem uma análise visual para constatação de possíveis irregularidades. Além disso, quando o sistema aponta variações de consumo uma equipe vai até o local para verificar. “Todas as nossas equipes estão capacitadas para localizar possíveis irregularidades”, complementa Mangabeira.
A partir da identificação da fraude, a concessionária aplica as sanções da deliberação nº 106 da ARSESP, que prevê o pagamento de multa e o ressarcimento dos prejuízos arcados pela concessionária.
“As fraudes geram prejuízos para todos os clientes. Elas são realizadas de forma precária e podem ocasionar grandes vazamentos e, por não serem tarifadas, o consumo pode ocorrer sem consciência. O resultado é o desperdício de água. Além disso, o cliente que realiza a fraude pode ter sua água contaminada pelo dispositivo que ele utilizou para interferir no hidrômetro”, complementa o diretor.
O trabalho de combate às fraudes ocorre ao longo de todo o ano com o objetivo de garantir a distribuição e a qualidade da água a todos os moradores da cidade. A concessionária está à disposição dos clientes por meio dos canais de atendimento, como o telefone 0800 771 0001, site, redes sociais e aplicativo.