A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, reduziu o índice de perdas da cidade para 24,4% em 2019. No início da concessão, em 2010, esse índice era de cerca de 50%. Na prática, 3,7 bilhões de litros foram preservados desde o início da concessão, sendo que 935 milhões de litros foram preservados só entre 2018 e 2019. Com o volume preservado total é possível abastecer 26.500 pessoas por 9 meses, ou seja 100% do município de Santa Gertrudes.
Essa redução é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2019, estão a substituição de hidrômetros e serviço de verificação de vazamentos invisíveis por meio do hasteamento de redes.
Desde o início da concessão quatro equipamentos que equalizam a pressão da água já foram instalados nas redes de distribuição de água. A concessionária também instalou oito macromedidores, que são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes, e medem a quantidade de água enviada para diferentes bairros e setores de abastecimento da cidade. Com os equipamentos é possível calcular as perdas de água para regiões específicas da cidade, por exemplo, comparando a quantidade de água enviada para um bairro (pelo macromedidor), com a quantidade de água efetivamente consumida pelos moradores (medida nos hidrômetros).
“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Santa Gertrudes e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho que vai ocorrer durante toda a concessão, uma vez que reduzir o índice de perdas e mantê-lo em patamar adequado exige planejamento e ações contínuas por parte da concessionária”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Santa Gertrudes.
Em 2020, a BRK Ambiental vai prosseguir com o trabalho para redução do índice de perdas no município. Estão previstas ações para instalação de outras unidades de equipamentos hidráulicos responsáveis por equalizar a pressão e macromedidores em diversos pontos da rede de distribuição de água.