O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizou na última segunda-feira (02) a reunião mensal do conselho que reuniu na mesa diretora o Capitão Vitor Socolowski, comandante da 1ª Cia PM do 37º BPM/I, Sargento PM Pires, Secretário Municipal de Segurança Barbosa e Presidente do Conseg Marcel Albis Ferro.
A reunião acontece para discutir assuntos do município entre autoridades e população que neste mês compareceu em maior número.
Depois de seguir os protocolos de abertura o Capitão Socolowski se apresentou e informou que está comandando o Pelotão de Santa Gertrudes e sobre à ocorrência em que um jovem foi baleado pela PM, o capitão comunicou que estão correndo dois inquéritos, um da Polícia Militar e outro da Polícia Civil, para investigação e apuração dos fatos, sendo que os dois policiais, como de praxe, estão afastados do serviço por 90 dias. Como a investigação ainda está em andamento, nada mais pôde comentar,
Já o Sargento Pires, da Polícia Militar, destacou a continuidade das autoridades policiais em abordagens para prevenção de ilícitos e ocorrências do último mês, inclusive o caso de estupro por um suposto motorista de Uber. Para a PM a continuidade do programa da Vizinhança Solidária é muito importante para que haja alerta sobre qualquer suspeita identificada nos bairros da cidade e alertou para a necessidade de se ligar para o 190, sempre.
O secretário de segurança e comandante da GCM Barbosa, declarou que a Guarda Civil Municipal (GCM) foi nomeada Fiscal de Postura. Foi aprovada uma nova Lei Municipal para regrar o funcionamento de bares e que, a partir de agora, os GCMs vão intensificar as ações para coibir abusos de perturbação de sossego, principalmente de veículos com som alto e estabelecimentos cometendo irregularidades, inclusive fiscalizando os mesmos quanto à sua atual situação perante a Prefeitura. Para isso, também já dispõe do Código de Posturas aprovado em 28/06/2018, sendo a Lei Ordinária do município n.2684/2018, que incorporou os artigos da Lei do Pancadão, do vizinho município de Rio Claro.
A população cobrou novamente a questão dos problemas envolvendo a Praça “Carlos Buschinelli”, conhecida como Praça da matriz e de outros locais. O secretário Barbosa informou que a partir de agora a GCM passará a atuar com maior rigor.
Informou ainda que a segunda nova viatura adquirida para Guarda Municipal ainda não foi entregue.
Um munícipe pediu ao secretário de segurança pública para rever a questão do trânsito próximo as transportadoras, onde os caminhões ficam estacionados nos dois lados da rua, se possível seja permitido o estacionamento de apenas um dos lados.
Entre os assuntos discutidos e abordados no Conseg, o presidente Marcel convidou todos para a próxima reunião no dia 06 de abril, as 19h30, no Centro Cultural “Idisoro Demarchi”, no Centro em Santa Gertrudes.
Sargento PM Pires, Presidente do Conseg Marcel Albis Ferro, Capitão Vitor Socolowski (Comandante da 1ª Cia PM do 37º BPM/I) e Secretário Municipal de Segurança Barbosa