Foi confirmado nesta terça-feira (25), o primeiro caso do coronavírus no Brasil e na América Latina.
O teste positivo do Covid-19 aconteceu em São Paulo, um paciente de 61 anos que chegou de um trabalho recentemente de Lombardia, norte da Itália.
Ao voltar ao Brasil, apresentou sinais e sintomas da doença como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.
Mesmo com a confirmação do resultado positivo, integrantes do governo já adiantaram ao Estado que nada mudará na estratégia que já vem sendo conduzida para conter o avanço da doença, uma vez que o País já antecipou a declaração ao estado de emergência em saúde pública. Neste cenário, pode até fazer contratos sem licitação.
As Secretarias de Saúde do Estado e da Prefeitura realizam a identificação de pessoas que tiveram contato com o paciente na residência, hospital e no voo, com auxílio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da companhia aérea.
Em São Paulo há mais três casos suspeitos, todos de adultos: dois da capital e um de Bauru. Todos são viajantes que vieram de algum dos países que encontram na lista de vigilância do ministério, que inclui Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, entre outros.
Como prevenir do coronavírus?
– Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.
– Máscaras no rosto, ela pode reduzir um pouco o risco de infecção.
– Evitar viagens para a China e outros países muito afetados sejam realizadas somente em situações de extrema necessidade.
– Doença que se dissemina pelo ar, mantenha distância de pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre. Por outro lado, ao espirrar e tossir, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável.
COVID-19 NA REGIÃO
No mesmo dia mais próximo de Santa Gertrudes, na cidade de Limeira, um homem foi atendido no Hospital Medical suspeito de contrair o coronavírus, também com histórico de viagem recente para a Itália. O paciente está em observação domiciliar. De acordo com assessoria de comunicação do Hospital Medical, o material do paciente foi encaminhado imediatamente para o Instituo Adolfo Lutz para análise e aguardam o resultado.
Já nesta quinta-feira (27) a Secretaria de Saúde de São Paulo divulgou que investiga novo caso em Piracicaba. A mulher de 37 anos, que reside em Milão, na Itália, e chegou à cidade no último dia 21. De acordo com o coordenador do setor de Vigilância em Saúde, Moisés Taglieta, a mulher está em isolamento domiciliar. O material foi colhido e enviado para análise pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a previsão é de que o resultado fique pronto entre esta sexta-feira (28) e sábado (29).
Até o momento existem 85 casos suspeitos no estado e 47 desses na capital.